No dia 18/10, o Colégio Salesiano Goiânia promoveu a primeira edição do SalêPlay, uma manhã de atividades recreativas em celebração ao Mês das Crianças. Gratuito e aberto à comunidade, o evento recebeu na instituição crianças de 3 a 10 anos de idade para se divertirem com diversas atrações. A iniciativa contou com oficinas de slime, massinha, squiche, miçangas e pintura no gesso, brinquedos infláveis, jogos de mesa, pipoca, algodão doce e um brinde especial: bolinhas de sabão. Reunindo 94 crianças, o SalêPlay foi marcado por diversos momentos de fraternidade, com acolhida salesiana com o “próprio” Dom Bosco, partilha do lanche entre as crianças e participação das famílias em um desafio de dança surpresa.
A iniciativa tem como principal objetivo proporcionar às crianças um momento de celebração da infância, por meio da alegria, da criatividade e da interação social. Segundo a diretora pedagógica do colégio, Evelyn Rocha, a recreação no ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento integral infanto-juvenil, incentivando a imaginação, a cooperação e o respeito às diferenças. “Brincar e se divertir também são formas de aprender, principalmente na primeira infância. Então, além de marcar uma celebração tão especial, como é o Dia das Crianças, as oficinas e brincadeiras do SalêPlay trabalharam habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais. Com certeza teremos mais edições.”
A programação buscou valorizar valores como amizade, criatividade e cooperação, com as crianças sendo agrupadas por faixa etária. Mantendo a organização durante todo o evento, a divisão em grupos permitiu que todos participassem das atividades e fizessem novos amigos com tranquilidade. “Diferente de atividades pedagógicas, o SalêPlay não foi organizado por turmas e permitiu que os estudantes trouxessem primos, vizinhos e colegas de fora do colégio. Foi a oportunidade perfeita para conhecerem e brincarem com crianças diferentes do seu convívio diário, contribuindo para a empatia e a autonomia.”
As famílias também celebraram o clima de alegria e convivência da manhã dedicada à alegria da infância. Entre os pais presentes, o sentimento foi de gratidão e encantamento pela proposta do evento, que reforçou o espírito acolhedor e comunitário do Salesiano Goiânia. “Estamos muito felizes com esse evento promovido pelo colégio. É uma iniciativa que favorece a integração entre os alunos e ainda permite que crianças de outras escolas conheçam de perto a estrutura e o ambiente acolhedor da instituição. Foi um momento muito especial de convivência e alegria, e queremos agradecer à escola por proporcionar essa experiência tão significativa para as crianças e suas famílias”, afirma Letícia Diniz, mãe dos estudantes João Pedro (8 anos) e Maria Clara Diniz (6 anos).
Expressando entusiasmo e encantamento com cada atividade, as crianças foram as grandes protagonistas do SalêPlay e demonstraram o quanto o evento foi marcante. Para Manuella Sato (7 anos), a manhã foi marcada por muita alegria e descontração com os amigos. “Foi muito divertido. Brinquei bastante, comi algodão doce, pipoca e gostei muito de tudo.” Já Alícia Pupulin (6 anos) destacou o que mais gostou no evento: “Brinquei nos brinquedos infláveis, fiz oficina de massinha e ganhei bolinha de sabão. Queria que tivesse todo mês!”.
O SalêPlay reafirmou o compromisso do Salesiano Goiânia em promover experiências que unem aprendizado, fé e convivência. Para Evelyn, o evento se tornou uma vivência concreta do carisma salesiano, pautada na alegria, na presença e na valorização da infância. “O sucesso da iniciativa reflete a essência da missão educativa do colégio. Nosso objetivo é que cada criança se sinta acolhida e feliz, aprendendo a viver os valores de solidariedade, respeito e amor ao próximo que Dom Bosco tanto nos ensinou. Éassim que formamos bons cristãos e honestos cidadãos.”


