No dia 30 de Novembro, ocorreu no Salesiano Campos a culminância de dois projetos significativos na disciplina de mundo sustentável, sob a liderança da Professora Tatiane Vieira, especialista em Biologia e Sustentabilidade.

O evento foi marcado por apresentações de projetos realizados por alunos, palestras ministradas por profissionais da área de gestão ambiental e reflorestamento, além da formalização de parcerias estratégicas com a Caparaó Reciclagem e a ONG Campos Mais Verde.

Essas parcerias estratégicas abrirão caminho para a implementação de uma estação ambiental destinada à coleta e descarte de resíduos eletrônicos. Além disso, possibilitarão a construção de um viveiro científico, visando o cultivo de mudas que contribuirão para o aumento das áreas verdes na cidade de Campos dos Goytacazes.

Uma das palestrantes do evento, a renomada Jornalista e Gestora Ambiental Andresa Alcoforado conversou com os alunos do Ensino Médio e Fundamental 2, sobre a importância de cuidar e valorizar o ambiente em que vivemos. Ela ressaltou a relevância da preservação ambiental e do correto descarte de resíduos, especialmente em um mundo cada vez mais impactado pela tecnologia. Andresa enfatizou que atitudes simples, contribuem não apenas para a melhora da qualidade de vida, mas também para a longevidade do nosso planeta.

Em seguida, houve a palestra de Jailma Barcelos, Presidente da ONG Campos Mais Verde, que compartilhou insights sobre as ilhas de calor na cidade e a importância do reflorestamento. A organização tem como objetivo principal o cultivo e plantio de árvores em espaços públicos, proporcionando benefícios como a redução da sensação térmica, a promoção de um ar mais puro e paisagens mais agradáveis.

Durante o evento, formalizou-se uma parceria que permitirá ao Salesiano implantar um viveiro científico no pomar da escola, destinado à produção de mudas que, no futuro, cobrirão a cidade com vegetação.

Essas iniciativas fazem parte do conjunto de ações coordenadas pela Dom Bosco Green Alliance, uma rede internacional composta por organizações Salesianas que unem esforços para promover a sustentabilidade. O Salesiano reforça seu compromisso com a educação ambiental e práticas sustentáveis, contribuindo assim para um futuro mais verde e equilibrado.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.