No próximo dia 14 de julho, a partir das 19 horas, na cidade de Niterói, acontecerá uma programação especial para comemorar os “140 Anos dos Salesianos no Brasil” com Celebração Eucarística, exposição comemorativa e apresentação da centenária Banda Musical do Colégio Salesiano Santa Rosa.

O início das ações educativas pastorais da Congregação Salesiana no Brasil aconteceram na cidade de Niterói, em meados de julho de 1883. Há exatamente 140 anos, os primeiros Salesianos eram recebidos pelo Imperador Dom Pedro II. 

 Segundo os relatos históricos da Congregação Salesiana: 

“Em 14 de julho de 1883, vieram finalmente os Salesianos para o Brasil e foram recebidos com extraordinária amabilidade pelo Imperador Dom Pedro II que demonstrava o maior interesse pelas obras salesianas. A primeira delas foi a fundação do Colégio Santa Rosa de Niterói. (MARCIGAGLIA, 1955, pp.17-19).

Para celebrar a chegada dos Salesianos e Salesianas e o legado de Dom Bosco assumido pela Família Salesiana ao longo desses anos no Brasil, por meio das mais de 110 unidades educacionais (educação básica e superior), mais de 100 unidades de ação social, 11 centros de comunicação, 4 museus, 6 rádios e 1 editora, será realizada uma Celebração Eucarística e abertura da Exposição Comemorativa dos “140 Anos de Salesianos no Brasil” com apresentação da centenária Banda Musical do Colégio Salesiano Santa Rosa, conhecida como “A Banda Colegial Mais Antiga do Brasil”. 

A Celebração Eucarística acontecerá às 19 horas, na Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, e será presidida pelo Padre Natale Vitali, Inspetor da Inspetoria São João Bosco. Após a celebração, acontecerá a abertura solene da Exposição Comemorativa dos “140 Anos dos Salesianos no Brasil” no pátio do Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói, no Rio de Janeiro.

Essa exposição foi organizada em 11 eixos temáticos: a chegada dos primeiros Salesianos ao Brasil, a construção e a inauguração do Colégio Salesiano Santa Rosa, o início do colégio com as escolas técnicas, a Banda Colegial, o Pátio, a tradição nos esportes, festas religiosas, festas civis, Monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, a construção do Colégio Salesiano Região Oceânica e o itinerário de fotos das turmas do CSSR. 

Padre Natale Vitali , inspetor Salesiano da Inspetoria São João Bosco lembra:

Somos herdeiros de um "sonhador". Os primeiros salesianos que chegaram à Niterói encontraram inúmeras dificuldades. Nunca desanimaram!

O contexto mudou, mas o carisma é o mesmo. Nós agora devemos inculturizar o carisma de Dom Bosco no contexto de hoje.

Para isso devemos ter nossos pés no chão, conhecer a realidade e a mentalidade dos jovens e adultos para que se encontrem com a pessoa de Jesus Cristo e se abram à um serviço responsável e generoso em favor dos mais pobres e desfavorecidos.

O testemunho da nossa vida de salesianos consagrados e leigos é indispensável para que o Reino de Deus continue a crescer no  mundo."

Salesianos no Brasil 

Ao longo destes 140 anos de presença no Brasil, os Salesianos e as Salesianas têm realizado um vasto movimento em favor da educação, ação social e evangelização da juventude. 

Em 2012, foi criada a Rede Salesiana Brasil (RSB) para fortalecer as ações desenvolvidas pelos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e as Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) nas áreas de Educação Básica, Educação de Ensino Superior, Ação social e Comunicação. 

 Atualmente a RSB é formada por mais de 100 escolas, 104 obras sociais e 15 centros universitários por todo o país. 

Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora e o monumento de Nossa Senhora Auxiliadora

Inaugurada em 1918, a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora e, em 1900, o monumento a Nossa Senhora Auxiliadora no Morro da Atalaia, ambos foram projetados pelo engenheiro Irmão Salesiano coadjutor, Domingos Delpiano.

A Basílica combina elementos arquitetônicos góticos e moçárabes. A planta da basílica tem a forma de cruz latina, formada pela nave, pela capela-mor e pelas duas capelas laterais. O altar-mor é um trabalho do engenheiro-padre salesiano, Paulo Consolini. 

Em 2022, aconteceu a reinauguração do “Altar da Almas”, após projeto de restauração do altar e do painel da Pietà, localizados na parte traseira da Brasílica, onde estão sepultados os restos mortais de Dom Luiz Lasagna, Padre Paulo Consolini e outros Salesianos.

Um outro atributo da Basílica é o órgão idealizado pelo padre Virgínio Fistarol e construído na cidade de Cremona, Itália. Com cinco teclados e 11.130 tubos, divididos entre a parte da frente e as laterais do templo, é considerado como um dos maiores do mundo.

Próximo ao Colégio Salesiano Santa Rosa e a Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora, está o Morro da Atalaia, onde está o monumento de Nossa Senhora Auxiliadora, que é constituído pela escultura de Luigi Del Po, modelada em Milão. 

Devido a sua importância arquitetônica e seu valor para a memória da cidade, a Basílica e monumento no morro do Atalaia foram tombados pela Prefeitura Municipal como patrimônios históricos.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.