Um grande exemplo para os mais jovens”, definiu Dom Luiz Henrique, Bispo da Diocese de Barra do Piraí – Volta Redonda, na Santa Missa Exequial do Padre Duíle de Assis Castro, Diretor Geral da Comunidade Salesiana do Colégio São José, em Resende, na noite de terça-feira, 25, na Capela do colégio.
Estiveram presentes na Celebração, na Capela São José, o Bispo Emérito, Dom Francisco Biasin; o Vigário-Geral, Monsenhor Alércio de Carvalho; o Vigário Episcopal de Resende, Padre Paulo Sérgio Nogueira; o vice-diretor da presença Salesiana no município, Padre Warley Alves Batista; o representante da Inspetoria São João Bosco, de Belo Horizonte (MG) e Diretor da Comunidade Salesiana de Niterói, Padre Márcio Montandon Marçal e padres diocesanos em comunhão com a comunidade. Também participaram da Santa Missa, autoridades de Resende.
Dom Francisco Biasin, durante a homilia, expressou sua gratidão pelo tempo que conviveu com o Padre Duíle. “Tive a alegria de conhecer a figura humana e espiritual deste presbítero. Não tenho vergonha de dizer que era meu confessor espiritual, portanto, nós desenvolvemos uma colaboração recíproca para viver nossa vida cristã à luz do Evangelho. Sou grato a Deus por receber do Padre Duíle, o perdão”, revelou o Bispo Emérito.
Representante da Inspetoria São João Bosco, de Belo Horizonte, Minas Gerais, e Diretor da Comunidade Salesiana de Niterói, Padre Márcio Montandon Marça, frisou o legado do presbítero. “O principal legado do Padre Duíle na presença Salesiana, em Resende é ser Dom Bosco para a comunidade, através de seu testemunho, trabalho e vida”, disse o Padre Márcio.
“A saudade é forte, mas a certeza da ressurreição é o que nos sustenta. A vida do Padre Duíle foi voltada para testemunhar o amor de Jesus Cristo. Que sua memória fique marcada na trajetória do colégio e, também, em nossos corações”, finalizou Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano.
Padre Duíle de Assis Castro
Nasceu em 17 de setembro de 1941, na cidade de Marliéria, Minas Gerais. Filho de Manoel de Assis Castro e Maria José de Castro, fez sua Primeira Profissão Religiosa em 31 de janeiro de 1965, em Barbacena (MG), e Profissão Perpétua em 20 de dezembro de 1973, em Cachoeira do Campo (MG). Entre 1965 e 1968, cursou Filosofia no Instituto Filosófico de São João Del Rei (MG). Em 1969, exerceu o tirocínio (assistência) em São João Del Rei e, entre 1970 e 1971, em Jaciguá, distrito de Vargem Alta (ES). Entre 1972 e 1974, cursou Teologia em Belo Horizonte. Foi ordenado Diácono em 25 de junho de 1978, em Vitória (ES) e Presbítero em 08 de setembro de 1978, em Marliéria (MG). Faleceu em Resende (RJ), em 25 de abril de 2023, aos 81 anos de idade, dos quais 58 anos como religioso salesiano e no ano em que completaria 45 anos como presbítero.