Dossiê da Postulação Salesiana 2021

“De agora em diante o nosso lema seja: a santidade dos filhos comprove a santidade do pai” – escrevia o P. Rua depois da morte de Dom Bosco. Tal desejo achou especial confirmação no decorrer do tempo. De Dom Bosco aos nossos dias, ratificou-se, de fato, uma tradição de santidade a que convém prestar atenção: porque é a encarnação daquele carisma que, tendo nascido de Dom Bosco, se expressou numa multiplicidade rara de formas e de vida.

Trata-se de homens e mulheres, de jovens e adultos, consagrados e leigos, bispos e missionários, que, em contextos históricos, culturais, sociais, diferentes no tempo e no espaço, fizeram brilhar de luz singular o carisma salesiano. É, pois, um patrimônio que desempenha um papel eficaz na vida da Família Salesiana (FS), na comunidade dos Fiéis e para os homens de boa vontade. Há pois que manifestar profunda gratidão e louvor a Deus pela santidade já reconhecida na FS de Dom Bosco e por aquela já em vias de reconhecimento.

A Postulação salesiana envolve 173 entre Santos (9), Beatos, ou Bem-Aventurados (118), Veneráveis (18), Servos de Deus (28). As Causas seguidas diretamente pela Postulação são 58 (mais 5 extras).

O Dossiê, depois de informar acerca< do elenco e do estado de cadam Causa, apresenta os eventos acontecidos em 2021, entre os quais merecem lembr<ados:la Venerabilidade do Servo de Deus (SdeD) Felice Canelli (1880-1977), Sacerdote da Diocese de San Severo (Foggia-Itália), Salesiano Cooperador; a entrega das 'Positio super virtutibus’ dos Servos de Deus Carlo Crespi Croci (1891-1982), Sacerdote Professo da Sociedade de São Francisco de Sales, missionário no Equador, e Antônio de Almeida Lustosa, da Sociedade de São Francisco de Sales, Arcebispo de Fortaleza (Brasil); a abertura dos Processos diocesanos da SdeD Madre Rosetta Marchese (1922-1984), religiosa professa do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), e do SdeD Luigi (Luís) Bolla (1932-2013), Sacerdote Professo da Sociedade de São Francisco de Sales, missionário entre os indígenas ‘Shuar’ e ‘Achuar’ do Equador-Peru.

Segue depois a apresentação de algumas dimensões da santidade salesiana, quais encarnação do carisma e ajuda a viver de maneira realista o espírito salesiano, com a proposta de boas práticas. Há uma apologética da santidade que mostra - não com palavras ou documentos, mas com a vida – a beleza e a verdade do Evangelho de Cristo e do carisma salesiano.

Apela-se, por último, ao empenho em difundir o conhecimento, a imitação e a intercessão dos membros da FS candidatos à santidade, valorizando e zelando pelos diversos aspectos: litúrgico-celebrativo, espiritual, pastoral, eclesial, educativo, cultural, histórico, social, missionário…

2022 se caracteriza pela lembrança do IV Centenário de morte de S. Francisco de Sales que na história da santidade se distingue per ter evidenciado e promovido a santidade para todos. Tanto Francisco de Sales quanto Dom Bosco fazem da vida cotidiana uma expressão do amor de Deus, amor recebido e retribuído. Os santos da FS quiseram estreitar o relacionamento entre Deus e a vida e entre a vida e Deus. É a proposta da “santidade da porta ao lado ou da “classe média da santidade”, de que o Papa Francisco fala com entusiasmo.

No link a seguir, é possível baixar o Dossiê da Postulação Salesiana – em português – atualizado em 31 de dezembro de 2021.

Fonte: https://www.infoans.org/pt/secoes/noticias/item/14552-rmg-publicado-em-dossie-da-postulacao-2021

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.