No segundo domingo de outubro de 1844, Dom Bosco teve um sonho que foi como uma espécie de continuação daquele que havia tido aos nove anos. No sonho, a Virgem lhe disse para liderar um grande grupo de animais de várias espécies.

Enquanto ele caminhava à frente dos animais, eles gradualmente se transformavam em cordeiros. A certa altura do sonho, ele se viu diante de uma igreja muito alta. Dentro da igreja, um estandarte branco trazia a inscrição em letras grandes: “Hic domus mea; inde gloria mea” (Esta é a minha casa, daqui sairá a minha glória). A Virgem disse a Dom Bosco: “Tudo compreenderás quando, com os teus olhos materiais, vires de fato o que agora vês com os olhos da mente”.

Em outro sonho, que Dom Bosco teve em 1845, a Santíssima Virgem mostrou-lhe uma grande reunião de crianças, um campo e três igrejas em Valdocco. Na terceira igreja, a Virgem disse a Dom Bosco: "Neste lugar onde os gloriosos mártires de Turim, Aventor, Solutor e Otávio sofreram seu martírio, quero que Deus seja honrado de modo muito especial". Assim dizendo, colocou o pé até descansá-lo no ponto exato onde os mártires haviam caído.

A vasta e magnífica Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, construída por São João Bosco, recebeu a celestial inspiração e incentivo daquelas visões oníricas de 1844 e 1845. Durante 19 anos, Dom Bosco carregou esta ideia em sua mente e, por fim, em 1863 começou a trabalhar. De acordo com as indicações que a Virgem havia dado, ele escolheu para a sua igreja, em honra de Maria Auxiliador, o local do martírio dos santos Aventor, Solutor e Otávio, soldados romanos que haviam sido martirizados sob o domínio de Maximiano, no início do século IV.

Como pagar a igreja

Logo após a emissão do alvará para a construção da igreja, Dom Bosco decidiu imediatamente iniciar as escavações. O P. Ângelo Sávio, administrador financeiro, se opôs, dizendo: "Mas, Dom Bosco, isto não é uma capela. É uma igreja enorme e cara. Esta manhã não tínhamos dinheiro suficiente nem para comprar selos".

"Não importa", respondeu Dom Bosco. "Vamos começar! Já começamos alguma coisa com o dinheiro em mãos? Deixemos algo para a Divina Providência!”. O P. Sávio obedeceu.

Quando os alicerces da igreja foram lançados, Dom Bosco procurou o empreiteiro, Carlo Buzzetti. “Quero pagar a você por este bom trabalho”, ela disse a ele. "Não sei se será muito, mas será tudo o que tenho." Então ele pegou sua bolsa e esvaziou seu conteúdo nas mãos do empreiteiro, que esperava receber um punhado de moedas de ouro.

O construtor ficou chocado quando viu apenas oito centavos caírem em suas mãos. "Não se assuste!", imediatamente acrescentou Don Bosco, com um sorriso. “Nossa Senhora providenciará o pagamento de sua igreja. Eu sou apenas a ferramenta, o caixa." E aos que estavam de pé, concluiu: “Vocês verão!”. Enquanto isso, Dom Bosco tinha um grande problema, uma vez que vários cidadãos abastados, que haviam prometido generosas doações, começavam a mudar de ideia, enquanto outros só apareceriam mais tarde. A conta de mil liras para as duas primeiras semanas de escavações precisava ser paga dentro de alguns dias.

Curas extraordinárias

Dom Bosco disse que as despesas para a construção da igreja foram pagas até o último centavo e que tudo foi fruto de graças e favores recebidos por intercessão de Maria Auxiliadora. O pouco espaço, aqui, não nos permite contar todos esses favores, mas mencionaremos aqui dois deles, que tiveram particular importância.

Dom Bosco foi subitamente chamado à cabeceira de uma mulher que sofria de febre e tosse persistente havia três meses. “Se eu pudesse me sentir um pouco melhor – ofegou a mulher – faria qualquer sacrifício. Apenas sair da cama seria um grande alívio." "O que você faria por isso?" perguntou Dom Bosco. “Qualquer coisa que o senhor me pedir”, respondeu a mulher. “Faça uma novena a Maria Auxiliadora”. “Que orações devo recitar?”. “Durante nove dias, reze três vezes o Pai Nosso, a Ave Maria e o Glória ao Santíssimo Sacramento, e três vezes a Ave Regina Santa à Santíssima Virgem”.

"Bem! E qual obra de misericórdia?”. “Se você realmente se sentir melhor, dê uma contribuição para a igreja de Maria Auxiliadora que está sendo construída em Valdocco”.

“Fá-lo-ei com muita boa vontade, se durante a novena puder levantar-me da cama e passear um pouco pelo meu quarto”. Na noite do último dia da novena, Dom Bosco deveria ter pago mil liras aos construtores. Ele foi até a pessoa doente. Uma criada o recebeu na porta e lhe disse com alegria que sua patroa havia se recuperado completamente, havia feito duas caminhadas e ido à igreja para agradecer a Deus.

Enquanto a criada lhe contava tudo isso, a própria mulher aproximou-se dele. “Estou curada”, exclamou ela. “Já fui à igreja. Aqui está uma pequena coisa que prometi. Vai ter mais."

Dom Bosco pegou o envelope e, voltando ao Oratório, encontrou cinquenta Napoleões de ouro no valor de mil liras. A partir deste momento, Nossa Senhora concedeu tantas e tão variadas graças àqueles que contribuíram para a construção de sua igreja, que é possível dizer que ela mesma a construiu.

As obras da igreja continuaram, mas chegou o dia em que precisaram ser suspensas por falta de dinheiro. Inesperadamente, um dia o senador Antonio Cotta ligou para Dom Bosco e o exortou a prosseguir com a obra. Alguns dias depois, Dom Bosco foi ao senador e o encontrou quase morrendo. “Apenas mais alguns minutos e eu irei embora”, sussurrou o senador.

"Ainda não", respondeu Dom Bosco. “Nossa Senhora ainda precisa de você aqui. Você tem que viver para me ajudar a construir sua igreja”. “Eu faria isso com prazer, mas meu tempo acabou. Não há mais esperança”, acrescentou o político. “O que você faria se Maria Auxiliadora o curasse?”. Impressionado com a pergunta, o senador respondeu: "Se eu me recuperar, prometo à sua igreja duas mil liras por mês durante seis meses".

“Bem”, continuou Dom Bosco, “vou voltar ao Oratório e vou rezar muitas orações a Maria Auxiliadora e espero que o senhor recupere. Confie nela. Ela é chamada de Virgem Poderosa". Ele, então, orou pelo senador e o abençoou.

Três dias depois, o senador Cotta retribuiu a visita. “Aqui estou”, disse ele. “Para a surpresa de todos e ao contrário de todas as expectativas, Nossa Senhora me curou. Aqui estão as duas mil liras que prometi para este mês”. Ele pagou regularmente a mesma quantia nos cinco meses seguintes e viveu mais três anos com boa saúde, grato a Nossa Senhora. O senador frequentemente trazia outras doações a Dom Bosco dizendo: “Quanto mais apoio a sua obra, mais prospera o meu negócio. Na verdade, Deus me devolve, ainda nesta vida, o cêntuplo do que dou por amor a ele”.

No dia 3 de julho de 1867, Dom Bosco declarou na presença de alguns de seus amigos íntimos: "Toda a igreja foi construída com as graças concedidas por Maria Auxiliadora". Um sexto do custo, cerca de um milhão de liras na época, foi suportado pelas generosas contribuições de pessoas devotas. O restante veio de pequenas ofertas daqueles que foram ajudados por Maria Auxiliadora em sua saúde, negócios, família ou outros. “Cada pedra, cada ornamento representa uma de suas graças”, insistia Dom Bosco. O empreiteiro, que inicialmente recebia apenas oito centavos por sua obra, testemunhou mais tarde que "a Igreja de Maria Auxiliadora foi paga até o último centavo!".

Fonte:ANS

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.