A compreensão salesiana de evangelização é animada por preocupar-se com cada jovem, seguida por uma atenção educativa pelo crescimento da pessoa como um todo. Esta abordagem antropológica leva a compreender melhor como os espaços de ação do educador salesiano são felizmente marcados por um humanismo integral e, portanto, por uma preocupação pela saúde de cada jovem. Diante disso, o Setor para a Pastoral Juvenil (PJ) da Congregação Salesiana criou uma série de webinários relacionados à saúde mental, segundo uma abordagem que visa promover uma conscientização maior sobre o tema, prevenir problemas e saber reconhecer os sinais de alerta dos transtornos.

A Organização Mundial da Saúde define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade”. Tal como ocorre com a saúde física, a saúde mental é um componente indispensável ao bem-estar de uma pessoa: é a base da capacidade humana de pensar, sentir, aprender, trabalhar, estabelecer relações profundas e contribuir para a comunidade à qual pertence e para o mundo inteiro.

Portanto, a saúde mental é parte integrante da saúde.

O sofrimento mental dos jovens vem de longe, mas a gestão da pandemia de Covid-19 contribuiu para o crescimento do fenômeno. Uma das propostas da programação do Setor para a PJ é justamente a qualificação de salesianos e leigos para o acompanhamento dos jovens.

“Ao iniciarmos o caminho da animação educativo-pastoral, nos deparamos com perguntas difíceis de responder. Quanto maior for a caridade pastoral que nos move nesta emocionante tarefa, mais forte será o desafio de encarnar a missão pastoral da Congregação na realidade concreta e singular desse mundo”, afirma o P. Miguel Ángel García Morcuende, Cons. Geral para a PJ Salesiana.

No Evangelho, vemos um doente mental “sentado aos pés de Jesus”, ou seja, sentado como um discípulo que faz parte do grupo de Jesus. Jesus fala com ele e ele escuta, compreende e acolhe a sua mensagem. Jesus mostra-lhe o amor de Deus e ele o experimenta; chegamos até a testemunhar o doente que toma a palavra e faz uma oração de louvor, “contando aos outros as maravilhas de Deus”.

“uanto gostaríamos de poder ‘saber fazer’ e ‘ajudar a fazer’ tudo isso hoje!”, conclui o P. García.

A programação destes webinários representa, portanto, uma resposta concreta. Graças a esses debates com especialistas no assunto, será possível refletir sobre as necessidades das pessoas mais frágeis e sua vulnerabilidade psíquica, e trabalhar para promover o bem-estar psicológico dos jovens; abordar questões de estigma e discriminação; conhecer o tema para interceptar transtornos, oferecer suporte em contextos educativos, recomendar intervenções direcionadas para pessoas em risco, desenvolver e implementar medidas visando reduzir as causas evitáveis ​​de problemas de saúde mental, de comorbidade (< com + morbidade) e de suicídio.

Os webinários ocorrerão nos dias 12, 13, 15, 19 e 21 de março de 2024, 14h às 16 h (BR), com traduções simultâneas em italiano, inglês, espanhol, francês e português pela plataforma Zoom.

12 de março: TRANSTORNOS ALIMENTARES- Dra. Estefanía Galindo Cano e Dra. Jessenia Morillo González(Província espanhola FBF)
13 de março: SAÚDE MENTAL DE MIGRANTES E REFUGIADOS -Dr. Massimo Marianetti (Província romana FBF)
15 de março: DEPRESSÃO JUVENIL - Dra. Ana Guimarães (Província portuguesa FBF)
19 de março: BULLYING- Dr. Roger Ballescà i Ruiz, Dr. Víctor Manuel Barrau Alonso e Dra. Ana Sofía Calvache López (Irmãs Hospitaleiras)•
21 de março: SUICÍDIO E AUTOLESÃO - Dra. Anna Sintes (Província espanhola FBF)

Destinados a professores, educadores, animadores e salesianos envolvidos em todos os setores (escolas e centros de formação profissional, oratórios-centros juvenis, paróquias, obras sociais, universidades...) e em organizações de inspiração salesiana, os episódios apresentarão participações qualificadas de diversos especialistas do setor sobre variados temas: distúrbios alimentares, saúde mental de migrantes e refugiados, depressão juvenil, bullying e, por fim, automutilação e suicídio.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.