No dia 09 de abril de 2025 o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), através da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) promoveu o VI Encontro Nacional das Escolas de Conselhos (Enacon).

O Encontro prevê a criação de uma Escola de Conselhos (ECs) em cada estado, garantindo a qualificação constante e eficaz de conselheiros tutelares e de direitos em todo o país. Ao todo, já foram formalizadas 23 ECs em todo o território nacional, com o investimento de mais de R$ 12 milhões, integrando a Escola Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Endica).

A Diretora Executiva do CESAM Brasília, Tatiana Augusto Furtado Gomes, que representa os Salesianos e atua como Conselheira da Sociedade Civil no CONANDA, participou juntamente com a Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil,  Macaé Maria Evaristo dos Santos da mesa de abertura e do primeiro painel do evento, intitulado "O papel das Escolas de Conselhos na Política de Formação Continuada".

Em sua fala, Tatiana ressaltou:"O CONANDA reafirma seu compromisso com a construção de políticas públicas voltadas à garantia e à defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A Escola de Conselhos é uma das iniciativas que temos priorizado, por reconhecermos sua relevância na oferta de formação continuada aos Conselheiros de Direitos, Conselheiros Tutelares e também no fortalecimento da participação de crianças e adolescentes."

Por Elaine Francisca Itacarambi

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.