Selecione

O Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória foi a primeira unidade salesiana fundada na capital do Espírito Santo. Em 22 de julho de 1943,a escola acolheu seus primeiros alunos na sede no Centro da cidade e logo conquistou o coração dos capixabas com sua proposta pedagógica-pastoral.

A unidade do Forte São João, com vista para a Baía de Vitória, foi inaugurada em 11 de julho de 1951, com muito entusiasmo, e há 78 anos vem acolhendo alunos do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Nomes expressivos na cultura, política, economia e educação capixaba tiveram formação salesiana.

Os estudantes do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória contam com um projeto pedagógico de excelência em aprendizagem, destacando os valores humanos, a cidadania, o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o respeito às diferenças.

O Colégio Salesiano possui uma proposta educacional fundamentada na aprendizagem significativa, criativa e humanizada, que prepara o aluno para empreender seu projeto de vida.

Todas as definições dos conteúdos trabalhados em nossas escolas foram construídas baseadas nas Diretrizes, Referenciais e Parâmetros Curriculares Nacionais, na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), nos princípios orientadores das Secretarias de Educação e no Marco Referencial da Rede Salesiana Brasil de Escolas.

A proposta pedagógica do Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória também está alinhada às Diretrizes Pedagógico-Evangelizadoras da Rede Salesiana Brasil de Escolas e ao Projeto Político Pastoral Pedagógico (PPPP), desenvolvido em parceria com a Inspetoria São João Bosco.

O Colégio Salesiano também possui parceiros educacionais, que ajudam nossa instituição de ensino a oferecer uma educação que consolida os valores e princípios da pedagogia de Dom Bosco. São eles:

Formação integral e inclusiva

A formação integral da pessoa é um dos pilares da educação salesiana. Cada educando é reconhecido como um ser único, considerado em todas as suas dimensões: corporal, cognitiva, emocional e espiritual, em uma perspectiva que inclui as diversidades e as histórias de cada estudante. Nesse sentido, a escola salesiana é uma parceira da família, pois auxilia no projeto pessoal de vida do estudante, incentivando no desenvolvimento das suas potencialidades e na descoberta do sentido da vida.

Formação em valores

O mundo nunca precisou tanto de pessoas com valores, que vivam a vida com esperança, alegria e tenham atitudes éticas, orientadas à verdade e à justiça, em vista da cultura da paz. Por isso, o Colégio Salesiano promove ações educativas pautadas na colaboração, na solidariedade e no respeito às diferenças; concilia a excelência na formação acadêmica com a educação em valores; e incentiva o desenvolvimento da motivação, da liberdade, da responsabilidade e do empenho na construção de um mundo melhor.

Nossos educadores

Na tradição salesiana, todos os membros das comunidades educativas são denominados educadores, pois participam, ativamente, do processo de formação integral dos seus destinatários. As escolas da Rede Salesiana Brasil de Escolas têm um firme compromisso com a formação continuada de seus educadores, por isso propicia cursos e encontros de capacitação com práticas educativas que visam à excelência do processo pedagógico-pastoral, incentiva o uso de metodologias ativas e da tecnologia educacional digital, sempre com foco na aprendizagem e no protagonismo do estudante.

Material Didático Exclusivo

A RSB-Escolas tem uma editora própria, a Edebê Brasil, que ininterruptamente desenvolve material didático impresso e digital, soluções educacionais, plataforma adaptativa e outros recursos educacionais inovadores, compatíveis com as necessidades dos seus estudantes. No material digital, a tecnologia é explorada como ferramenta para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem, ampliando o conhecimento e tornando as aulas mais interativas, instigantes e colaborativas.

Ambiente educacional

O Colégio Salesiano possui uma ampla infraestrutura, que propicia a aplicação das novas metodologias educacionais e possibilita que os estudantes se sintam em casa. Seus ambientes educativos oportunizam um fazer pedagógico com espaço para os estudantes se desenvolverem como sujeitos ativos e para participarem, de modo autônomo e colaborativo, de atividades interativas em plena sintonia com seus colegas e educadores.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.