Selecione

É com alegria que apresentamos o novo site da paróquia, depois de algum tempo fora do ar. Agora, todo reformulado e com nova apresentação de layout e também mais atualizado para você conferir tudo o que está acontecendo em nossa comunidade. Esperamos que o novo projeto corresponda às expectativas de todos os visitantes.

Com o carisma salesiano, queremos expressar que nós, filhos de Dom Bosco, nascemos no coração da Igreja para sermos sinais e portadores ddo amor de Deus, sobretudo para os jovens.

Compartilhamos a espiritualidade de Jesus Bom Pastor, sendo pastores dos jovens. Estamos alicerçados no amor e devoção a Jesus Eucarístico e a Nossa Senhora Auxiliadora, em comunhão co a Igreja que é conduzida pelo Espírito Santo, sob a direção do Santo Padre, o Papa Francisco.

Obrigado a todos pela colaboração e incentivo para que nossa paróquia possa continuar crescendo. Muitas bênçãos do Sagrado Coração de Jesus.

Um abraço com carinho.

Pe. Reginaldo Marinho, SDB - Pároco

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus surgiu sob a inspiração dos Salesianos. No dia 21 de janeiro de 1941, Pe. Carletti, inspetor, andou pelo serrado de Vila Nova, à procura de um local para instalação de uma Escola Agrícola, fora da capital. Gostou da área onde já existia uma chácara. Avistou-se com o senhor conselheiro da Assistência Social e tudo ficou facilitado.

Aos 27 de janeiro de 1941, o Senhor Arcebispo D. Emmanuel trazia de Silvânia o salesiano Pe. João Pian para dirigir a obra.

Surgiram benfeitores para contribuírem com a tão sonhada obra Salesiana, entre eles: Germano Roriz, Hélio Lobo, Dr. Antonio Barretos, José Hasmussem, que, juntamente com suas esposas, deram total assistência aos Salesianos Em maio de 1941, o Sr. Governador, Pedro Ludovico, a pedido de sua esposa Gercina, ofereceu ao Pe. Pian a escolha de um terreno entre a Praça Cívica e o bairro de Campinas, para construir um Educandário dentro da Capital.

Assim, Pe. Pian e Pe. Quintiliano fizeram sua escolha e receberam o bosque onde hoje se encontra o Ateneu Dom Bosco e, de 1942 até 1969, patrocinaram a obra de Vila Nova, destinando-lhe recursos financeiros e pessoal salesiano, como: Pe. Balestieri, Belarmino, Otávio Gretto, Francisco de Assis, Pe. Cunha e os diretores do Ateneu, Pe. Venturruzzo, Pe. Cleto Caliman e Pe. Geraldo Pompeu. Tudo foi até rápido. Em 3 de março de 1942, a obra recebia a denominação: Obras Assistenciais Salesianas de Vila Nova. Em 25 de dezembro de 1957, Dom Fernando Gomes dos Santos criou a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, com sede provisória na Capela feita pelo lendário Pe. Balesteri, ajudado pelo povo da 1ª geração de Vila Nova.

O terreno para Igreja Matriz de Vila Nova foi doado, em 1962, pelo Dr. Oswaldo Rosa. Neste ano, ela foi representada pelo vigário Pe. Francisco de Assis Pereira.

Em setembro de 1970, foi inaugurada a igreja nova do Sagrado Coração de Jesus e a Inspetoria São João Bosco separou do Ateneu as Obras Assistenciais Salesianas de Vila Nova.

Neste mesmo ano, foi criada a 1ª Comunidade Religiosa própria, composta pelos padres: Alberto, Leopoldino e Anacleto.

Em fevereiro de 1982, foi formada nova diretoria, composta pelos padres: Jayme, Gregório e Anacleto.

No ano de 2002, os salesianos deixaram a Paróquia Sagrado Coração de Jesus e, com o cuidado Pastoral e administrativo, passaram-na para os padres diocesanos.

No ano de 2010, a Inspetoria São João Bosco assumiu novamente o trabalho desta paróquia, tendo como pároco Pe. Pedro Sottani, mas a comunidade salesiana adida ao Ateneu Dom Bosco.

Em fevereiro de 2014, foi novamente erigia a comunidade Salesiana, tendo Pe. Jonathan Costa como pároco e como vigários paroquiais Pe. Gregório Baptista e Pe. Guilherme Assis.

Em 27 de novembro de 2017, com grande parte de sua reforma concluída, a nossa paróquia foi dedicada, recebendo a relíquia de São Francisco de Sales.

Em 2018, assume como pároco de nossa paróquia, o Pe. Reginaldo Fragoso Marinho, SDB.

A Paróquia está ligada ao Sistema Salesiano de Animação de Paróquias, uma frente de missão da Inspetoria São João Bosco (ISJB), que busca identificar pistas para evangelização-educação cristã das juventudes no contexto paroquial. Assim, atua na evangelização das juventudes nas paróquias que anima, otimizando a ação missionária, de protagonismo juvenil, permeado pelo Sistema Preventivo de Dom Bosco. Nesse sentido, as três dimensões de educação são os pilares também no contexto paroquial: a razão de nossa fé, a religião como relação com o Transcendente e a amorevolleza como uma manifestação da graça divina.

E, desde então, os Salesianos continuam transmitindo a caridade e a doçura de S. Francisco de Sales através de boas ações de acordo com os ensinamentos de Dom Bosco.

"Os elementos essenciais da devoção ao Coração de Cristo pertencem permanentemente à espiritualidade da Igreja ao longo de sua história. Porque desde o início, a Igreja ergueu os olhos para o Coração de Cristo trespassado na Cruz ... Sobre as ruínas acumuladas pelo ódio e pela violência será construída a civilização do amor assim o desejar, o Reino do Coração de Cristo ". [João Paulo II, Mensagem para os jesuítas, 05 de outubro de 1986]

O coração misericordioso de Deus há muitas referências no Antigo Testamento. Jesus "manso e humilde de coração" e sua misericórdia se fala muito no Novo Testamento. Os Padres da Igreja e os místicos medievais habitam sobre a importância do amor divino, de que o coração é a maior expressão.

O primeiro impulso à devoção do Sagrado Coração de Jesus vêm da mística alemã do final da Idade Média , representada especialmente por Matilde de Magdeburg e Santa Gertrudes de Hefta (segunda metade do século XIII).

A devoção ao Sagrado Coração, no sentido moderno, no entanto, começou com São Francisco de Sales (1567-1622). obra-prima do Savoy do Santo é "O tratado do amor que Deus - Teótimo" , em que a história do mundo aparece como uma "história de amor" para ser descoberto no coração de Jesus:

"Eu porei o meu tabernáculo no forno do amor, o coração perfurado por mim. No  esse fogo queimando no meu intestino me sinto reavivar a chama do amor  até agora tão definhando. Ah! Senhor, o seu coração é a verdadeira Jerusalém, deixe-me escolhê-lo para sempre como um lugar do meu repouso ... ".

Santa Margarida Maria Alacoque  (1647-1690), é conhecida como a freira da ordem da Visitação "mensageiro do Sagrado Coração." - Ordem fundada por São Francisco de Sales e Santa Joana de Chantal Baronesa -, tem desde 1673 um série de aparições do coração de Jesus:  "Divino coração foi-me apresentado como num trono de chamas, o sol mais ardência e transparente como cristal, com adorável praga; foi cercado por  uma coroa de espinhos e encimado por uma cruz. "

Na terceira aparição, Jesus pergunta Margaret à Comunhão cada primeira sexta-feira do mês e se prostram frente ao chão por uma hora na noite entre quinta-feira e sexta-feira. Estas palavras transformar as duas principais manifestações de devoção ao Sagrado Coração: a Comunhão da primeira sexta-feira do mês e do Santo horas para reparar os erros sofridos pelo Coração de Jesus.

No décimo segundo mês reunidos por Margaret Alacoque pela voz de Jesus (a "grande promessa" ) assegurou a graça aos fiéis que se aproximam da primeira sexta-feira do mês, durante 9 meses consecutivos e com um coração sincero, a Santa Eucaristia: " Eu prometo a você na excessiva misericórdia do meu coração que meu amor todo-poderoso conceda a todos aqueles que comungarem na primeira sexta-feira do mês durante nove meses consecutivos a graça do arrependimento final. Eles não vão morrer em meu desagrado, nem sem receber os Sacramentos, e meu coração será seu refúgio seguro naquele último momento ".

A quarta e mais importante aspecto, que teve lugar no oitavo dia após a festa de Corpus Domini de 1675 (o mesma data que hoje o calendário litúrgico celebra a solenidade do Sagrado coração), Jesus disse à Irmã Margaret  , "Eis que aquele coração que tanto amou os homens não salvar nada até o sacrifício supremo, sem limites e sem reservas, para provar o seu amor . A maioria deles, no entanto, eu retribuo com ingratidão, que se manifestam com irreverência, sacrilégios e apatia e desprezo para mim neste sacramento do amor. Mas o que mais me preocupa é ver-me tratado muito bem por corações consagrados para mim ".

Nesta visão, Jesus perguntou o santo que a primeira sexta-feira após a oitava de Corpus Christi fosse consagrado pela Igreja em uma celebração especial em honra do seu coração.

O festival, celebrado pela primeira vez em Paray-le-Monial, a cidade da Borgonha, onde ficava o mosteiro de Irmã Margarida foi estendida a toda a Igreja pelo Papa Pio IX em 1856.

São João Bosco (1815-1888) foi particularmente dedicada ao Sagrado Coração, e não hesitou em aceitar, apesar do cansaço e idade agora saúde irrevogavelmente comprometida, o pedido do Papa Leão XIII para construir em Roma um templo internacional dedicada ao Sagrado coração de Jesus.

"Propagar esta devoção, que envolve todas: a devoção ao Sagrado  . Coração de Jesus Mantenha sempre antes de sua mente de" pensar Amor de Deus na Sagrada Eucaristia "[MB.XVI, 195].

Papa Leão XIII   (1810-1903), disposta na encíclica "Annum Sacrum" (1899) que o Ano Santo de 1900, foi dedicada ao Sagrado Coração. A 21 de julho de 1899 aprovou a Ladainha e a prática da 1ª sexta-feira, e 31 de dezembro de 1899 consagrou a humanidade e o mundo ao Sagrado Coração.

Em 2000, o Papa João Paulo II deu a solicitação de que o Senhor tinha feito a Irmã Faustina, por que institui a Festa da Divina Misericórdia no primeiro domingo depois da Páscoa ( Domingo depois da Páscoa ).

Na devoção ao Sagrado Coração de Jesus, em última análise gostaria de lembrar as letras  e encíclicas"Miserentissimus Redentor" de Pio XI (1928), "Haurietis aquas" de Pio XII (1956), "Investigabiles divitias Christi" de Paulo VI (1965) e "Dives in Misericordia" de João Paulo II (1980).

A Comunidade Salesiana de Goiânia é formada por três sacerdotes e um irmão, salesianos de Dom Bosco.

Pe. Reginaldo Fragoso Marinho, SDB

Paróco da Paróquia Salesiana Sagrado Coração de Jesus.

Pe. Fabiano Ribeiro, SDB

Paróco da Paróquia Salesiana São João Bosco, diretor do Colégio Salesiano Ateneu Dom Bosco e do CESAM-GO.

Pe. Gregório Batista, SDB

Vigário da Paróquia Salesiana Sagrado Coração de Jesus.

 

Ir. Carrijo

O Conselho Pastoral Paroquial (CPP) é formado por coordenadores e representantes de todos os grupos, pastorais e movimento da paróquia. Ele é presidido pelo pároco e nele é discutido as necessidades e desejos da nossa comunidade.

Uma paróquia salesiana tem um olhar voltado especialmente aos jovens. Por isso, temos em nossa comunidade o Conselho da Articulação da Juventude Saelsiana estruturado.

O Movimento Juvenil Salesiano, no Brasil, é traduzido por Articulação da Juventude Salesiana. “O movimento é uma proposta educativa dos jovens para os jovens, ama-durecida no âmbito da Família Salesiana. Fazem parte do Movimento os jovens, as jovens e os adultos: consagrados, consagradas, leigos e leigas que se identificam no carisma salesiano.”

A AJS é uma rede de apoio mútuo de articulação entre os variados grupos de jovens que se identificam com a Espiritualidade Juvenil Salesiana (EJS) e querem vivê-la. Ela não é uma associação, mas é constituída por jovens que pertencem a várias associações ou grupos animados pela Pastoral Juvenil Salesiana. Não sendo uma associação, abre as portas a todos, pois o seu serviço é voltado à Igreja e a todos os jovens, segundo a proposta educativo-evangelizadora de Dom Bosco.

A AJS é uma organização eclesial reconhecida pelo Pontifício Conselho para os Leigos desde 2004 e é independente juridica-mente da Congregação Salesiana e das Filhas de Maria Auxiliadora. Tanto os Salesianos de Dom Bosco, assim como as irmãs Salesianas, devem apoiar, acompanhar e garantir a vivência da Espiritualidade Juvenil Salesiana, sendo seus guias espirituais.

O Conselho da AJS da Paróquia Salesiana Sagrado Coração de Jesus é composto pelas representações dos grupos juvenis atuantes em nossa comunidade:

Você também pode acompanhar os trabalhos realizados pela AJS de nossa paróquia através das redes sociais.

A Cúria Diocesana compõe-se das instituições e pessoas que prestam serviço ao Bispo diocesano no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, na administração da diocese e no exercício do poder judicial (Cânon 469).

Arcebispo Metropolitano:

Dom Washington Cruz, CP

Bispos auxiliares:

Dom Moacir Arantes

Dom Levi Bonatto

A Cúria Diocesana compõe-se das instituições e pessoas que prestam serviço ao Bispo diocesano no governo de toda a diocese, principalmente na direção da ação pastoral, na administração da diocese e no exercício do poder judicial. (Cânon 469)
Praça Dom Emanuel, s/n – St. Central 74030-140 – C.P. 174 74001-970 – Goiânia-GO (62) 3223-0759 / (62) 3223-0769 Fax: (62) 3223-8532 curia@arquidiocesedegoiania.org.br www.arquidiocesedegoiania.org.br

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.