Selecione

Conheça a História de Dom Bosco

João Bosco nasceu em Becchi, no Piemonte, norte da Itália, a 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos, foi educado e catequizado por sua mãe, Margarida Occhiena, que apesar de ser analfabeta, era portadora de grande sabedoria e espiritualidade. Ela não mediu esforços para dar aos filhos uma sólida formação cristã.

Viveu sua infância e juventude e fez seus primeiros estudos em meio a muitas dificuldades. Muito cedo teve que sair de casa, pois tinha um relacionamento muito difícil com o seu irmão mais velho, que não queria que ele família Moglia, onde trabalhava e estudava, quando possível.

Desde muito cedo Joãozinho sentia o desejo de ser padre e cuidar dos meninos pobres. Ele dizia: “os meninos são bons; se há meninos maus é porque não há quem cuide deles”.

Entrou para o seminário de Chieri em 1835. Foi ordenado sacerdote em 5 de junho de 1841. Ao visitar presídios, andar pelas ruas de Turim, e nesses locais encontrar muitos jovens, que sem trabalho, nem estudo, acabavam entrando na vida do crime, tornando-se marginais, sentiu-se impelido por um profundo desejo de fazer algo por eles.

No dia 08 de dezembro de 1841, encontrou-se na sacristia da Igreja com um jovem chamado Bartolomeu Garelli. Lá mesmo, após a solene missa da Imaculada Conceição, deu-lhe uma primeira aula de catecismo, rezando com ele uma Ave Maria. Convidou-o a retornar outras vezes. E esse voltou com outros amigos, que como ele, viram no jovem padre um amigo em quem poderiam confiar. Em pouco tempo, já eram centenas de jovens que iam até Dom Bosco. Daí surgiu o Oratório Festivo, sua primeira obra.

Depois de passar por diversos locais com seus jovens, em 1846 ele estabeleceu-se em Valdocco, bairro de Turim, onde fundou o Oratório Festivo São Francisco de Sales. Fundou também, junto do Oratório, uma escola profissional. E, percebendo que muitos dos que frequentavam sua obra não tinham onde morar criou um internato.

Em 1859 fundou em Turim a Sociedade São Francisco de Sales, cujos membros são conhecidos como Salesianos de Dom Bosco.  Sentindo a necessidade de educar também as meninas, funda em 1872, juntamente com Santa Maria Domingas Mazzarello, o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas).

Morreu com 73 anos incompletos, no dia 31 de janeiro de 1888.

“Basta que sejais jovens para que eu vos ame muito”

Proclamado "Pai e Mestre da Juventude" pelo Papa João Paulo II, São João Bosco deixou aos salesianos a missão de formar “bons cristãos e honestos cidadãos”. Seu legado educativo-pastoral é fundamentado nos pilares da razão, da religião e do amor educativo.

Fonte: ANS/RSB, 2021

Os Salesianos de Dom Bosco estão presentes em mais de 134 países, nos cinco Continentes. Suas obras são agrupadas por regiões, inspetorias e presenças locais. Há oito regiões, com 89 inspetorias em todo o mundo. São milhões de jovens, atendidos todos os dias em obras sociais, escolas, universidades, missões e paróquias. Um gigantesco movimento de pessoas que promovem a educação, a assistência social e a evangelização da juventude em todo o mundo.

A Congregação Salesiana é atualmente a maior instituição missionária da Igreja Católica. Destaca-se também como a segunda maior Congregação Religiosa do mundo.

A Família Salesiana tem cerca de 400.000 membros. Ela consiste em 30 grupos diferentes, que vêm surgindo ao longo anos, e que têm tido a inspiração do sistema e do carisma de Dom Bosco. Os três primeiros, que foram criados nos dias de Don Bosco, as Filhas de Maria Auxiliadora, os Salesianos Cooperadores e Ex-Alunos de Dom Bosco.

A Rede Salesiana atua há mais de 136 anos no Brasil. Somos um vasto movimento em favor da educação, ação social e evangelização da juventude. Nossa presença conta com mais de 106 escolas, 107 obras sociais e 15 centros universitários por todo o país. Levamos conosco a alegria do carisma salesiano e acreditamos que em Rede as ideias acontecem.

Inspetoria São João Bosco

A Inspetoria São João Bosco (Salesianos), tem sede em Belo Horizonte /MG e completa em 2022, 75 anos, Jubileu de Brilhantes, de atuação na promoção de jovens em situação de vulnerabilidade social.  Em sintonia com o seu fundador, Dom Bosco, dedica-se à educação e evangelização das juventudes por meio de ações e projetos sinérgicos de Escolas, Universidades, Obras Sociais e Paróquias, nos estados de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, de Goiás, do Tocantins e no Distrito Federal.

Conheça as presenças salesianas gerenciadas pela Inspetoria São João Bosco.

Atualmente, a ISJB possui mais de 10 obras e projetos sociais que atendem mensalmente aproximadamente 4.310 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Nas escolas salesianas e no Centro Universitário (UniSales) são disponibilizadas mais de 1.900 bolsas de estudos parciais, integrais e PROUNI para os alunos de baixa renda. Também ofertamos um programa pré-universitário para acesso de jovens ao ensino superior, atendendo 110 estudantes, totalizando 6.210 atendimentos mensais realizados em nossas unidades sociais. Todo este trabalho é possível mediante parcerias públicas e privadas, doações e trabalho voluntário de pessoas de boa vontade que se identificam com o carisma salesiano.

Missão, Visão e Valores

Conheça a missão, visão e valores da Inspetoria São João Bosco.

Organograma | Inspetoria São João Bosco

Organograma da Inspetoria São João Bosco

Diretoria | Inspetoria São João Bosco

INSPETOR | DIRETOR GERAL

   P Natale Vitali Forti

VIGÁRIO DO INSPETOR

   P José Ricardo Mole

ECÔNOMO INSPETORIAL

   P Moacir José Scari

CONSELHO INSPETORIAL

   P Geraldo Adair da Silva

   P Pedro José da Trindade

   P Sedney Manja

   P Roberto Modesto Carneiro

   P Romeu do Nascimento Dias

SECRETÁRIO INSPETORIAL

   P José Paulino de Godoy Júnior

CONSELHO FISCAL

   P Antônio Martins Pinheiro

   P Jairo de Matos Fonseca

   L Luiz Alves de Carvalho

DELEGADOS E COORDENADORES INSPETORIAIS

Pastoral Juvenil Salesiana (PJS)                                                        

P Romeu do Nascimento Dias (Delegado)

Ação Social (CAS)                                                                              

Carolina Neves de Oliveira (Coordenadora)

Animação Missionária e Voluntariado (CAM)                    

P Romeu do Nascimento Dias (Delegado)

Associacionismo Juvenil (CAJ)                                                              

P Romeu do Nascimento Dias (Coordenador)

Comunicação Social (CCS)                                                                        

Igor Gomes da Silva (Delegado)

Escolas e Educação Superior (CEES)                                              

Paulo H. Rogedo Moreira (Coordenador)

Ensino Superior (CES)                                                                                    

P Geraldo Adair da Silva (Coordenador)

Família Salesiana (CFS)                                                                                

P Pedro José da Trindade (Delegado)

Formação (CIF)                                                                                                    

P José Ricardo Mole (Delegado)

Inculturação do Carisma Salesiano (CINC)                            

Ir Manoel de Souza Santos (Coordenador)

Paróquias (CAP)                                                                                                  

P José Paulino de Godoy Júnior (Coordenador)

Serviço de Orientação Vocacional (SSOV)                              

P Denis Dutra Marques (Coordenador)

DIRETORIA ADMINISTRATIVA-FINANCEIRA - DAFI

Márcio Sigaud Ferreira Filho

Diretor Administrativo-Financeiro - DAFI

DIRETORIA ESTRATÉGICA - DIE

P José Ricardo Mole

Diretor Estratégico - DIE

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.