Selecione

O Colégio Salesiano nasceu de mais um sonho de transformar os jovens em bons cristãos e cidadãos honestos. Com essa iniciativa os salesianos tornaram a escola uma referência no setor educacional, agregando competência e força de trabalho nessa empreitada, fruto de suas experiências como religiosos.

Em 26 de março de 1955 foi solenemente lançada a pedra fundamental do Colégio Salesiano de Belo Horizonte. No dia 19 de março de 1959, sob a proteção de São José, foi inaugurado o Liceu Salesiano com 14 alunos. A partir de 1972 o Colégio Salesiano passou a atender também o público feminino. Na década de 90, o Salesiano inaugurou o seu Ginásio Poliesportivo, o moderno teatro com 550 acentos, a nova biblioteca e outras salas especializadas. Ao longo do tempo, o Colégio foi crescendo, modernizando-se e expandindo suas atividades junto à comunidade da região.

Hoje o Colégio conta com uma estrutura física privilegiada, salas climatizadas e equipadas com tecnologia de vanguarda, quadras de esporte, piscinas, sala de multimídia, laboratórios, parquinhos, área de convivência, cantina, refeitório infantil, sala de artes, capela, áreas de lazer, material didático impresso e digital, gestores especialistas em educação por segmento e excelente corpo docente.

Além de oferecer uma educação inovadora e de qualidade, transformou o imenso espaço físico em um ambiente acolhedor, próprio da filosofia salesiana. A cada dia educadores e jovens se dedicam com alegria à educação de crianças, adolescentes e jovens, visando uma educação de excelência.

O Colégio Salesiano atende alunos dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

O Colégio Salesiano, inspirado nos princípios da Educação Nacional e da Filosofia Salesiana, procura proporcionar ao educando oportunidade de educação integral, humana e cristã, com base no Sistema Preventivo de Dom Bosco, visando a sua participação crítica e transformadora na Sociedade e na sua Comunidade.

Diretoria:

  • Pe Luiz José Vidal - Diretor Geral.
  • Marinette de Cacia Freitas - Diretora Pedagógica.
  • Bianca Ferreira Gonçalves  - Coordenadora administrativa.

Equipe Pedagógica:

  • Janes Amélio Fioroti - Coordenador de Pastoral.
  • ​Eliane Brandão Pimentel Gonçalves - Coordenadora Educação Infantil e Fundamental I (1º ao 5ºano).
  • Francis Mares Costa - Coordenadora Ensino Fundamental II (6º ano ao 9º ano).
  • ​Rômulo Marinho Sobrinho - Orientador Educacional.
  • André Luiz Medeiros - Assistente Pedagógico.

Valores

- Jesus Cristo

- Sistema Preventivo e Direitos Humanos

- Pastoral Juvenil Salesiana

- Promoção da igualdade étnico-racial

- Família

- Formação continuada

- Inovação

- Ecologia Integral

- Governança colaborativa

- Trabalho de equipe em rede

Missão

Ser sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais pobres, por meio da evangelização, da educação e da assistência social, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e fraterna.


Visão

Ser referência na evangelização, na educação e na assistência social dos jovens, com uma gestão competente, vivendo o carisma salesiano.

getasearch
responsive google map embed

João Bosco nasceu no Colle dos Becchi, no Piemonte, Itália, uma localidade junto de Castelnuovo de Asti (agora chama-se Castelnuovo Dom Bosco) a 16 de agosto de 1815. Era filho de humilde família de camponeses. Órfão de pai aos dois anos, viveu sua mocidade e fez os primeiros estudos no meio de inumeráveis trabalhos e dificuldades. Desde os mais tenros anos sentiu-se impelido para o apostolado entre os companheiros. Sua mãe, que era analfabeta, mas rica de sabedoria cristã, com a palavra e com o exemplo animava-o no seu desejo decrescer virtuoso aos olhos de Deus e dos homens.

Ordenado Sacerdote a 5 de junho de1841, principiou logo a dar provas do seu zelo apostólico, sob a direção de São José Cafasso, seu confessor. No dia 8 de dezembro desse mesmo ano, iniciou o seu apostolado juvenil em Turim, catequizando um humilde rapaz de nome Bartolomeu Garelli. Começava assim a obra dos Oratórios Festivos, destinada, em tempos difíceis, a preservar da ignorância religiosa e da corrupção, especialmente os filhos do povo.

Em 1846 estabeleceu-se definitivamente em Valdocco, bairro de Turim, onde fundou o Oratório de São Francisco de Sales. Ao Oratório juntou uma escola profissional, depois um ginásio, um internato etc. Em 1855 deu o nome de Salesianos aos seus colaboradores. Em 1859 fundou com os seus jovens salesianos a Sociedade ou Congregação Salesiana.

Prodígio da Providência divina, a Obra de Dom Bosco é toda ela um poema de fé e caridade. Consumido pelo trabalho, fechou o ciclo de sua vida terrena aos 72 anos de idade, a 31 de janeiro de 1888, deixando a Congregação Religiosa Salesiana espalhada por diversos países da Europa e da América.

A primeira obra dos Salesianos no Brasil aconteceu na cidade de Niterói, Rio de Janeiro. A ideia era que um grupo de religiosos, vindo direto da Itália, deveria colocar em prática os ensinamentos de Dom Bosco. Em 1883, o grupo começou a lecionar aulas para a população jovem e carente da região, com enfoque inicial no ensino primário e nas artes.

A Congregação Salesiana era um marco positivo na área de educação, e a comunidade da região aceitou a Congregação, justamente por ela se dedicar aos jovens carentes, filhos de escravos e jovens imigrantes italianos.

O país era governado pela monarquia que não via com bons olhos a Igreja, pois os religiosos estrangeiros eram vistos como aventureiros. Mesmo assim, os Salesianos do Brasil conquistaram seu espaço com a aprovação de Dom Pedro II e o apoio da princesa Isabel.

Foram criando escolas, paróquias, oratórios, obras assistenciais e sociais, escolas de nível infantil ao universitário, rádios comunitárias, editora, centros audiovisuais, além da obra missionária junto aos povos indígenas.
Os Salesianos no Brasil expandiram-se do Oiapoque ao Chuí e hoje são administrados em regiões, pelas inspetorias. Seis Inspetorias dos SDB -Salesianos de Dom Bosco e nove inspetorias das FMA - Filhas de Maria Auxiliadora.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.