No domingo, 1º de outubro de 2000, Ano Santo, o Santo Padre João Paulo II celebrou a Eucaristia no Adro da Basílica Patriarcal do Vaticano e procedeu à canonização dos Beatos: AGOSTINO ZHAO RONG, presbítero, e 119 COMPANHEIROS, mártires na China (1648-1930); MARÍA JOSEFA DEL CORAZÓN DE JESÚS SANCHO DE GUERRA (1842-1912), Virgem, Fundadora do Instituto das Servas de Jesus da Caridade; KATHARINE DREXEL (1858-1955), Virgem, Fundadora da Congregação das Irmãs do SS. Sacramento para os Índios e pessoas de outras raças; GIUSEPPINA BAKHITA (1869-1947), Virgem, do Instituto das Filhas da Caridade, Canossiana. Entre o grande grupo de mártires chineses estavam também São Luís Versiglia e São Calisto Caravário, Protomártires salesianos.
Em sua homilia, o Papa João Paulo II, hoje ‘Santo’, com uma voz já cansada, declarou: "A Igreja hoje é grata ao seu Senhor, que a abençoa e a banha de luz com o brilho da santidade desses filhos e filhas da China... homens e mulheres de todas as idades e condições, sacerdotes, religiosos e leigos, que selaram sua infalível fidelidade a Cristo e à Igreja com o dom de suas vidas... Também se destacam nesse grupo de mártires 33 missionários que abandonaram suas terras natais para se integrar à realidade chinesa, acolhendo com amor suas particularidades com o objetivo de anunciar Cristo e servir ao Povo. Seus túmulos permanecem ali, simbolizando seu pertencimento irrevogável à China, que eles, apesar de suas limitações humanas, amavam sinceramente".
Luís Versiglia (Oliva Gessi, Pavia, 5 de junho de 1873 - Li Thau Tseui, China, 25 de fevereiro de 1930) entrou no Oratório de Valdocco aos doze anos, quando conheceu Dom Bosco. Ordenado sacerdote em 1895, após ter sido Diretor e Mestre de Noviços em Genzano di Roma, comandou a Primeira Expedição Missionária Salesiana à China, em 1906. Em 1918, foi nomeado Vigário Apostólico da missão de Shiu Chow e, em 9 de janeiro de 1921, foi ordenado Bispo. Foi um pastor totalmente dedicado ao seu rebanho, dando ao Vicariato uma estrutura sólida, com seminário, casas de formação, residências e abrigos para idosos e necessitados. Cuidou da formação de ‘Catequistas com convicção’.
Calisto Caravário (Cuorgné, Turim, 8 de junho de 1903 - Li Thau Tseui, China, 25 de fevereiro de 1930) foi aluno do Oratório de Valdocco. Ainda clérigo, partiu para a China em 1924 como missionário. Foi enviado a Macau e, depois, por dois anos, à ilha de Timor, edificando a todos com sua bondade e zelo apostólico. Em 18 de maio de 1929, Monsenhor Versiglia o ordenou sacerdote e lhe confiou a missão de Linchow.
No dia 25 de fevereiro de 1930, durante uma visita pastoral à missão em Linchow, os dois missionários foram interceptados e detidos por um grupo de piratas bolcheviques. O grupo queria capturar as três jovens catequistas que acompanhavam os missionários no barco. Dom Versiglia e o P. Caravario se esforçaram ao máximo para proteger a segurança das três jovens cristãs. Após serem violentamente espancados, foram executados a tiros em Li Thau Tseui, nas proximidades do rio Lin Chow.
A celebração do XXV aniversário da canonização dos Protomártires Salesianos, neste Ano Santo voltado à Esperança, nos lembra que "o testemunho mais convincente dessa Esperança nos é oferecido pelos mártires que, firmes na fé em Cristo Ressuscitado, foram capazes de renunciar à própria vida aqui embaixo, para não trair o seu Senhor. Estes estão presentes em todas as épocas e são numerosos, talvez mais do que nunca, em nossos dias, como confessores da vida que não tem fim" (Spes non confundit, n. 20).