Aconteceu na quarta-feira, 23 de novembro, a culminância do componente eletivo “Clube de Leitores”, na biblioteca do Colégio Salesiano Santa Rosa. Nesse semestre, os alunos da 1ª série do Novo Ensino Médio, que optaram pela eletiva que engloba o mundo literário com as adaptações cinematográficas, focaram seus estudos no Universo Fantástico de Tolkien.

Durante os encontros semanais, os estudantes foram envolvidos em atividades variadas que exploraram o Universo Hobbit. Cada aluno ficou responsável de apresentar essa obra fantasiosa para quem ainda não conhece de uma forma diferente. Eles colocaram em prática sua criatividade ao desenvolverem desenhos e artes digitais. Além disso, criaram charadas, paródias musicais e cantigas. Alguns deles encenaram diálogos de capítulos específicos.  

E para fechar com chave de outro esse ciclo, a turma realizou um “café coletivo” temático. Eles criaram um cardápio para uma festa inesperada, fizeram um convite impresso e, também, decoraram todo o espaço para essa ocasião.

A proposta da eletiva “Clube de Leitores” é promover acesso e discussões das múltiplas culturas que dialogam com a juventude.

Segundo a bibliotecária Amelia Ferreira, foi oferecido uma experiência literária imersiva através do livro e adaptações para o cinema de O Hobbit. Durante o processo, foi possível destacar competências gerais da BNCC, nas áreas do conhecimento da linguagem e suas tecnologias, especificamente em Língua Portuguesa, apresentando habilidades nos campos de atuação social e artístico-literário.

“Para mim, foi muito prazeroso apresentar um dos textos mais conhecidos do mundo aos nossos alunos e alunas, embarcamos em uma jornada de aventuras com o inesquecível grupo de anões, um hobbit e um mago, através de terras férteis da imaginação”, comenta Amelia.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.