O Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia promoveu entre os dias 22 e 28 de abril o Ciclo de Palestras Interdisciplinares. O evento é umas das atividades da Formação Permanente de Aprendizes, iniciativa do Programa de Socioaprendizagem focada em conhecimentos complementares. Os aprendizes tiveram a oportunidade de conhecer, se aprofundar e sanar dúvidas sobre diversos assuntos, incluindo: protagonismo juvenil, redação, educação sexual, cibersegurança, diversidade, habilidades comportamentais, preparação para o ENEM e primeiros socorros.
A supervisora de aprendizagem do CESAM Goiânia, Vanessa Rodrigues, explica que o Ciclo de Palestras Interdisciplinares é uma oportunidade para os jovens do programa ampliarem seus conhecimentos para além da qualificação profissional. “Nosso objetivo é promover uma formação completa e que ultrapassa os conteúdos técnicos. A ideia é abordar assuntos de diferentes áreas do conhecimento para que os aprendizes possam explorar temas sociais, emocionais e profissionais. Também é uma forma de incentivarmos o pensamento crítico e a participação cidadã.”
Parte do Calendário Temático Complementar, o evento acontece anualmente e é aberto para todos os aprendizes do programa. As palestras são desenvolvidas por educadores com diversas formações e os jovens escolhem o tema que preferirem participar. Elas acontecem nos espaços de convivência do CESAM Goiânia dentro da carga horária da qualificação socioprofissional e a programação completa é disponibilizada todos os dias do evento.
“Quando oferecemos esse tipo de atividade, estamos ajudando os aprendizes a se reconhecerem como sujeitos ativos no mundo. Muitos deles vêm de contextos vulneráveis que não têm acesso a informações e ambientes de troca de experiências. O Ciclo de Palestras Interdisciplinares traz não só conhecimento, mas também inspiração e autoestima. É uma forma de mostrar que nossa juventude pode e deve ocupar espaços, fazer escolhas conscientes e construir um projeto de vida com mais segurança e autonomia”, afirma a supervisora.
A aprendiz Mirian Oliveira acredita que a atividade é uma oportunidade de se desenvolver como pessoa, profissional e cidadã, e enxergar o mundo de outras formas. “A palestra que participei me ajudou muito a perceber que preciso ir além de uma faculdade para me preparar bem para a carreira que quero seguir. Vejo que o CESAM Goiânia disponibiliza várias atividades complementares ao programa. Todas elas são sempre muito ricas em aprendizado.”
Já o aprendiz Arthur Gonçalves elogia o Ciclo de Palestras Interdisciplinares por ser uma oportunidade de aprender sobre temas diversos com os educadores do CESAM Goiânia. Para ele, a iniciativa promove uma formação complementar à qualificação socioprofissional do programa que é essencial para sua formação. “As palestras deram espaço para perguntar, opinar e trazer nossas experiências. Não é todo dia que temos acesso a esse tipo de conhecimento. Isso ajuda a gente a se preparar melhor para ser um bom profissional e fazer boas escolhas na vida.”
Vanessa ressalta a participação dos aprendizes e acredita que o sucesso da atividade mostra que os temas escolhidos fazem sentido para a realidade e os interesses deles. “Muitos aprendizes até queriam poder participar de várias palestras ao mesmo tempo. Para nós, ver esse envolvimento nos confirma que estamos no caminho certo ao apostar em ações educativas que enxergam o jovem de forma integral. Então, além da inserção no mercado de trabalho, nosso Programa de Socioaprendizagem prepara eles para o futuro.”
A supervisora reforça que o programa do CESAM Goiânia se destaca por promover diversas iniciativas na Formação Permanente de Aprendizes para garantir a melhor qualificação socioprofissional dos jovens. “Temos o compromisso de atender com excelência todas as diretrizes do Manual da Aprendizagem (Lei 10.097/2000), mas também de capacitar a juventude para os desafios da vida adulta. Então, no nosso programa não é só aprender um ofício e cumprir a carga horária de formação teórica. A sociedade exige muito mais dos nossos jovens e nós estamos preparando-os para serem protagonistas de suas próprias histórias.”