Durante o mês de outubro, as jovens do Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia se mobilizaram para a conscientização das aprendizes e educadoras da instituição sobre a prevenção do câncer de mama. A iniciativa foi realizada no módulo de conhecimentos específicos do Programa de Socioaprendizagem em apoio à mobilização em prol da orientação para o reforço da prevenção e do diagnóstico precoce. Criada no início da década de 1990, pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, a campanha Outubro Rosa foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.733, em 2018. Em 2024, a Lei 15.009 incluiu também o Outubrinho Rosa, direcionado para meninas até 15 (quinze) anos de idade.

A legislação reforça a importância da mobilização promover palestras, eventos e atividades educativas. A proposta é contribuir para o acesso à informação nos diversos espaços, incluindo instituições públicas, privadas e do terceiro setor. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer(INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele. A projeção indica que até 2025 devem surgir cerca de 73,6 mil novos casos no país, o que equivale a uma taxa de66,54 casos para cada 100 mil mulheres. A incidência tende a aumentar a partir dos 35 anos, com crescimento progressivo, especialmente após os 50.

No CESAM Goiânia, as aprendizes distribuíram cartões com informações sobre a prevenção ao câncer de mama, valorizando a conscientização e a importância da sensibilização contínua. As próprias jovens propuseram a iniciativa, levantando informações e produzindo o material de divulgação em conjunto. Educadora social do módulo de conhecimentos específicos, Mônica Godoi explica que o Outubro Rosa é um dos temas sempre presentes na qualificação do Programa de Socioaprendizagem. Segundo ela, a proposta da atividade deste ano foi expandir as discussões sobre o assunto para fora dos espaços de convivência, integrando aprendizes e educadoras de forma simultânea.

A atividade gerou momentos de diálogo e reflexão entre as participantes, fortalecendo o senso de responsabilidade social e o papel de cada uma na disseminação de informações sobre saúde e bem-estar. Para Mônica, a mobilização também evidenciou o protagonismo das aprendizes, que se tornaram multiplicadoras da mensagem de prevenção dentro e fora do programa. “Por meio da entrega dos cartões, nossas jovens levaram uma mensagem de conscientização a todas as mulheres da nossa instituição. Foi um momento para expressar empatia e reforçar a importância da prevenção e do autocuidado, valores que também fazem parte da formação cidadã que buscamos desenvolver em cada uma delas.”
A ação também proporcionou um espaço de troca afetiva entre as participantes, fortalecendo laços e incentivando a empatia. Para a aprendiz Adria Isabelle Amaro, a iniciativa reflete um compromisso coletivo de transformar pequenas atitudes em gestos capazes de inspirar outras mulheres. “Tivemos um momento de sensibilização importante e muito especial. Entregamos às mulheres um cartão acompanhado de um doce e um abraço, como forma de lembrá-las da importância de valorizarem a si mesmas. Esperamos que todas se priorizem e não deixem o dia a dia interferir nos seus cuidados com a própria saúde.”
Isamara Santana é uma das educadoras do CESAM Goiânia que foram surpreendidas pela iniciativa das jovens da instituição. Segundo ela, o gesto representou uma demonstração genuína de empatia e cuidado coletivo. “Esse gesto simples, mas significativo, me tocou profundamente. O cartão não apenas trouxe informações valiosas sobre a prevenção do câncer de mama, mas também refletiu o carinho e a preocupação das aprendizes com a saúde das mulheres. Essa experiência reforçou a importância da conscientização e do apoio mútuo entre nós. Sinto-me grata por fazer parte desse momento e por ter a oportunidade de compartilhar conhecimentos que podem salvar vidas.”
Além de abordar os dados e os sintomas, a mobilização das aprendizes também trouxe orientações sobre o autoexame e como procurar ajuda. Mônica afirma que, mais do que um gesto simbólico, a ação mostrou o quanto a sensibilidade e o protagonismo juvenil podem inspirar e transformar o ambiente ao redor. “Essa vivência reflete a formação cidadã que promovemos no CESAM Goiânia, baseada no respeito, na empatia e na responsabilidade social. Além disso, ela nos convida a fortalecer a solidariedade entre todos, especialmente na construção de uma sociedade mais justa, humana e fraterna.”

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.