Na última sexta-feira (27/06), aconteceu a tradicional festa junina do Salesiano Goiânia, um dos eventos mais aguardados do ano e que reúne estudantes, familiares, educadores e comunidade externa. A edição recebeu mais de 1200 participantes, sendo uma das celebrações juninas mais renomadas no circuito cultural da região. Além das apresentações de quadrilha dos alunos, a programação do evento contou com comidas típicas, jogos, brincadeiras e uma atração surpresa: o grupo de quadrilheiros profissional Balancê do Cerrado.
Mais que um evento típico, o Arraiá Salesiano é uma oportunidade de fortalecer os laços entre escola, família e comunidade. A diretora pedagógica do Salesiano Goiânia, Evelyn Rocha, afirma que a festa junina é um momento de encontro, partilha e valorização da nossa cultura popular. “Ao mesmo tempo, ela traz um aprendizado rico para as crianças. Os alunos estudam aspectos históricos dessa celebração e suas formas de expressão, como danças, vestimentas, músicas, literatura, comidas e também elementos da fé católica. É um aprendizado transdisciplinar muito significativo.”
Mãe dos estudantes João Lucas Almeida (4º ano) e Cecília Almeida(5 anos), Suzy Almeida acredita que a festa junina do colégio é uma das celebrações mais especiais do ano por representar um momento de integração entre família, escola e comunidade. “Vai muito além das brincadeiras, quadrilhas e comidas típicas. É bonito ver pais, alunos, professores e moradores da região em um ambiente de alegria, cultura e cooperação. Eventos como esse fortalecem os laços afetivos, promove o trabalho coletivo, valoriza nossas tradições e torna o ambiente escolar ainda mais acolhedor.”
“O Arraiá Salesiano foi um encanto. Tudo estava tão lindamente decorado, bem receptivo e as famílias se sentindo super aconchegadas. Um ambiente familiar maravilhoso e animado. Acho que a festa junina é muito importante para a nossa comunidade escolar porque os pais se encontram, os amiguinhos das crianças se encontram e vemos as amizades que a gente não vê no dia a dia aqui. É uma oportunidade para todos se aproximarem e celebrarem juntos”, afirma Nayara Soares, mãe do Gael Isbir (5 anos).
Evelyn reforça que o período de festa junina também incentiva os estudantes a refletirem sobre coletividade, regionalismo e fé católica. “Nossa Senhora Aparecida e Santo Antônio, por exemplo, são sempre homenageados nesta época do ano. Então, é uma oportunidade para as crianças entenderem como nossa espiritualidade se conecta a esta festa tão especial. Encerrar o semestre letivo com um evento como este é uma forma de celebrar a vida em comunidade, o cuidado com os jovens e os pilares da nossa missão educativa.”