Aconteceu nos dias 15 e 16 de abril o encontro dos aspirantes da CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) regional Minas Gerais, o Aspirinter. O Instituto São Vicente de Paulo, em Belo Horizonte, acolheu os aspirantes de diversas congregações, dentre elas, os Aspirantes Salesianos: André de Olivera, Gustavo Pinheiro e Valtelino Lopes. Com o intuito de motivar a união de carismas, o 1° encontro do Aspirinter teve como tema: Formação Humano Afetiva dos Aspirantes à Vida Religiosa, com assessoria do Ir. Eládio da Congregação dos Irmãos de Nossa Senhora de Lourdes.

À luz da passagem bíblica de João 4, 1-42 a perícope da Samaritana, pode-se compreender o encontro entre ela e Jesus, encontro este que provocou mudança e tornou a samaritana um poço de água viva. Aplicando tal reflexão à vida religiosa, o Aspirinter interpelou as relações pessoais e comunitárias de cada aspirante, tendo em vista a perspectiva de uma mudança interior que externaliza-se na comunidade; tal mudança só é capaz a partir de uma abertura assim como a samaritana.

Para aqueles que se candidatam à vida religiosa, o Aspirinter foi um momento oportuno para um amadurecimento vocacional e pessoal, bem como de fraternidade entre carismas, esboçando assim a beleza da vida religiosa enquanto graça na missão da igreja, que manifesta através da pluralidade de seus carismas o amor de Deus na humanidade.

Unidos em um coração ardente, o encontro finalizou-se reforçando em cada um a importância do encontro com si e com o próximo, para que desse modo cada congregação possa colocar os pés a caminho.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.