Bento XVI, o homem, o teólogo, o cardeal, o papa

Breve digressão in memoriam

P. FEDERICO LOMBARDI SJ.

 

O Papa emérito Bento XVI faleceu em 31 de dezembro de 2022, aos 95 anos, no convento Mater Ecclesiae na colina do Vaticano, onde se retirou depois de renunciar ao pontificado e onde passou os últimos anos de sua longa vida em retiro e oração. 

Uma exceção significativa foi a viagem que ele fez a Regensburg de 18 a 22 de junho de 2020 para visitar e encontrar pela

 última vez seu amado irmão mais velho, Mons. Georg Ratzinger, poucos dias antes de sua morte. 

A sua última “aparição pública” aconteceu no dia 28 de junho de 2016, na Sala Clementina do Palácio Apostólico, como um ato de votos e homenagem à presença do Papa Francisco, por ocasião do 65º aniversário da sua ordenação sacerdotal. 

O Papa Francisco foi vê-lo várias vezes; mas não poucos amigos e visitantes também puderam abordá-lo e relatar notícias e imagens que circularam pelas redes sociais, de modo que continuávamos a sentir-nos acompanhados pela sua presença discreta, mas vigilante, que por vezes se manifestava também com respostas a cartas ou mensagens curtas, que invariavelmente revelavam a sua bondade e a acuidade e intensidade da sua presença espiritual. As intervenções escritas de conteúdo mais relevante foram, pelo contrário, muito poucas.

Etapas de uma longa vida: da Baviera a Roma

Joseph Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927 em Marktl am Inn, Baviera. Era madrugada do Sábado Santo e nessa mesma manhã foi batizado, como conta, «com a água fresca benzida da 'noite pascal', que então se celebrava pela manhã. [...] Pessoalmente, sempre agradeci pelo fato de que, assim, minha vida foi imersa no mistério pascal desde o início, pois só poderia ser um sinal de bênção»[1] . Joseph nasceu em uma família bávara com uma tradição católica arraigada e circunstâncias modestas - seu pai, também chamado Joseph, era gendarme, e sua mãe Maria era dona de casa, mas ocasionalmente prestava serviços como cozinheira para atender às necessidades da família. orçamento familiar – e é o terceiro e último filho, tendo sido antecedido pela irmã Maria e pelo irmão Georg[2] .

A infância de Joseph decorre de forma substancialmente normal e serena, com a família a mudar-se para várias localidades da Baviera seguindo os destinos de serviço atribuídos ao seu pai: depois de Marktl, em 1929 muda-se para Tittmoning (que permanecerá para Joseph a terra dos sonhos infância e tempos felizes), em 1932 em Aschau am Inn, em 1937 em Traunstein. Aqui, em 1939, aos 12 anos, Joseph entrou no seminário arcebispal, onde havia sido precedido por seu irmão Georg. Estes são os anos do advento do regime de Hitler; Joseph sente a aproximação da tempestade no ar, mas vive os acontecimentos protegido pelo ambiente profundamente católico da província bávara e de sua família, onde a atitude antinazista é inequívoca, ainda que não militante.

Joseph começará a pagar diretamente os custos do advento do nazismo quando o seminário for requisitado logo após sua entrada e deverá ser obrigatoriamente matriculado na Hitlerjugend (a "Juventude Hitlerista"), mesmo que não participe de suas atividades. Quando estourou a Segunda Guerra Mundial, aos 16 anos foi destinado aos serviços antiaéreos da cidade de Munique: era militar, mas pôde continuar estudando com outros seminaristas, frequentando aulas em um ginásio na cidade.

Em setembro de 1944, ele foi dispensado da antiaérea e enviado para Burgenland - na fronteira entre Áustria, Hungria e Eslováquia - para um serviço de trabalho e depois, após uma infecção, para o quartel de Traunstein. Na confusão dos meses finais do colapso da Alemanha, ele deserta e volta para casa, mas, com a chegada dos americanos, ele se uniu aos prisioneiros de guerra e foi levado, junto com outras 50.000 pessoas, para um campo de prisioneiros ao ar livre, em condições muito duras, perto de Ulm. Finalmente liberado, em 16 de junho ele voltou para casa.

Apesar de todas essas vicissitudes, sua vocação ao sacerdócio permaneceu sólida. Mesmo com as instituições ainda em situação precária, Joseph retoma seus estudos em Munique e Freising. Ele se prepara para o sacerdócio com maduro discernimento espiritual e entra profundamente, com gosto e paixão, no mundo dos estudos teológicos, favorecido pela proximidade e orientação de personalidades de primeira ordem cultural e espiritual. É a época em que nasceu nele a familiaridade com o pensamento de Santo Agostinho, que permanecerá sempre como referência, autor predileto e fundamental, mas também há leituras fascinantes de grandes teólogos contemporâneos, como Henri de Lubac.

Em 29 de junho de 1951 Georg e Joseph foram ordenados sacerdotes na catedral de Freising pelo Michael von Faulhaber, Arcebispo de Munique. É um marco no percurso da sua vida: embora fortemente atraído pela paixão pela investigação e pelo ensino teológico, o sacerdócio será sempre para José a primeira dimensão da sua vocação, vivida com alegria, gratidão e grande responsabilidade, unindo, numa síntese vital, o serviço litúrgico e o ministério da Palavra e a pastoral com a profundidade da reflexão cultural.

Após a ordenação, o novo sacerdote é designado para um ano de trabalho paroquial em um bairro de Munique, ao lado de um pároco muito zeloso. Desempenhará esta tarefa com tanto empenho e gosto que a recordará, muitos anos depois, como "a melhor época da minha vida".[3] Seria, portanto, completamente errado considerar a personalidade de Ratzinger como a de um intelectual frio ou abstrato, enquanto a sensibilidade pastoral vibrava no fundo de seu coração. Mas o caminho dos estudos e da carreira académica parece ser o mais adequado para um jovem que já demonstrou dons excepcionais nesta área.

Após o doutorado em Santo Agostinho, discutido em 1953, vem a meta da qualificação docente. Aqui ele experimentou uma passagem difícil e quase dramática em sua vida, devido ao confronto aberto entre dois professores conceituados da Faculdade de Munique - Gottlieb Söhngen, seu professor, e Michael Schmaus - a respeito de sua dissertação sobre São Boaventura. Por fim, o emprego foi aceito e Ratzinger tornou-se professor livre em 1957. Mas essas tensões deixariam um profundo legado. O jovem teólogo, que até então havia alcançado sucessos brilhantes e recebido muitos elogios, teve uma nova experiência de duras críticas, a ponto de comprometer radicalmente sua carreira. Sabiamente ao final observa - independentemente do mérito das discussões - que "as humilhações são necessárias [...].[4] 

E assim Ratzinger se torna professor. É uma etapa fundamental em seu itinerário, e dura quase vinte anos. Afinal, é aquela em que ele faz o que se sentiu chamado a fazer e o que quis fazer. Uma etapa que, no entanto, também passa por múltiplas fases. Depois de um cargo de Dogmática e Teologia Fundamental na Escola Secundária de Freising, a primeira cátedra para a qual foi chamado foi a de Teologia Fundamental na Universidade de Bonn, onde permaneceu de 1959 a 1963; depois mudou-se para Münster para teologia dogmática (1963-66), depois para Tübingen (1966-69), finalmente para Regensburg (1969-77). São unânimes os testemunhos sobre a excepcional qualidade de sua docência universitária, como profundidade de conteúdo, clareza de exposição, cuidado e requinte da linguagem. Os alunos lotam as salas de aula para ouvi-lo.

Um acontecimento crucial para a vida de Ratzinger ocorreu neste período: a participação no Concílio Vaticano II como teólogo especialista do idoso cardeal de Colônia, Joseph Frings. Quando o Concílio é convocado, Ratzinger leciona em Bonn, na diocese de Colônia; então ele logo deixou sua marca com uma importante conferência sobre a teologia do Concílio, à qual compareceu. Frings, embora quase cego, será um protagonista do Vaticano II, uma figura de destaque daquele episcopado do centro-norte da Europa – França, Alemanha, Bélgica, etc. – que desempenhará um papel decisivo na orientação do concílio. Ratzinger, de trinta e poucos anos, formado em um ambiente acadêmico diferente das faculdades romanas, acompanha Frings e prepara para ele memórias e rascunhos de discursos que deixarão sua marca[5] .

Mas, além da contribuição para a formulação dos documentos, a permanência em Roma nas sessões conciliares representa para o jovem professor uma oportunidade única de conhecer e dialogar pessoalmente com os maiores teólogos da época - Rahner, de Lubac, Congar, Chenu, Daniélou, Philips etc. – e respirar profundamente a universalidade da Igreja e os desafios de seu tempo, vivenciando de dentro o maior acontecimento eclesial do século. Os seus horizontes alargam-se até aos confins do mundo, a reflexão teológica e pastoral confronta-se com as questões cruciais e nunca mais pode fechar-se em perspectivas limitadas ou de curto prazo.

No entanto, nem tudo é fácil e sem problemas. As frequentes mudanças de localização das universidades são uma indicação disso. O tempo emocionante e criativo do Concílio foi seguido por desenvolvimentos negativos e divisões no campo eclesial e teológico. O debate sobre a função do teólogo na Igreja torna-se acalorado, especialmente na Alemanha. Assim, enquanto foi o próprio Hans Küng quem pressionou Ratzinger a se mudar para Tübingen, os caminhos desses dois teólogos divergem e se distanciarão inexoravelmente. A certa altura, Ratzinger teve que reconhecer que para Küng e outros «a teologia não era mais a interpretação da fé da Igreja Católica, mas ela mesma estabelecia como poderia e deveria ser. E para um teólogo católico, como eu era, isso não era compatível com a teologia"[6] .

Neste contexto – que coincidiu com a agitação estudantil de 1968, que perturbou profundamente a vida universitária – Ratzinger trocou Tübingen pela mais pacífica Regensburg. Mas não devemos pensar que esses anos não foram também intensos e frutíferos. Precisamente 1968 é o ano da publicação daquela Introdução ao Cristianismo, nascido de um curso oferecido a alunos de todas as Faculdades e estruturado como um comentário sobre o "Credo Apostólico", que permanecerá como o livro mais lido de Ratzinger, um texto de extraordinário sucesso, com suas traduções em 20 idiomas e contínua revisão edições até hoje. Caracteriza-se pelo fascinante contraste entre a profundidade do conteúdo e a simplicidade da linguagem que o torna conhecido mesmo fora da esfera acadêmica. Ratzinger sublinha a pessoalidade da fé cristã: «O sentido do mundo é [...] o "tu" [...]. A fé, portanto, é encontrar um “tu” que me ampara e que, na incompletude de todo encontro humano, me concede a promessa de um amor indestrutível, que não só aspira à eternidade, mas no-la concede”.[7] .

Nos anos seguintes de Regensburg, a atividade do professor se expressa não apenas nas aulas, mas também no acompanhamento mais próximo dos alunos que o escolheram como Doktorvater  ("orador") para seus estudos de doutorado. Assim tomava forma e se estabilizava o Schülerkreis ("círculo de estudantes"), que Ratzinger continuaria a seguir com admirável fidelidade até os anos de seu pontificado, testemunhando a profundidade excepcional da relação cultural e espiritual que se estabelecera entre o professor e seus discípulos.

Mas a morte repentina de um ataque cardíaco em 24 de julho de 1976, com apenas 62 anos, de card. Julius Döpfner, arcebispo de Munique e líder indiscutível do catolicismo alemão, perturbaria a vida de Ratzinger justamente no momento em que ele atingia a plena maturidade acadêmica e cultural, aos cinquenta anos. Paulo VI pede precisamente a ele a difícil obediência do sucessor de Döpfner. Não é incomum que os papas considerem apropriado confiar as principais sedes episcopais da Alemanha a personalidades de grande estatura cultural. Ratzinger é um teólogo de reconhecida autoridade, demonstrou um profundo apego à Igreja durante as tensões pós-conciliares e é também um “patriota bávaro”, como se define. O acolhimento é uma decisão "imensamente difícil" para o docente, mas prevalece o sentimento de disponibilidade para o serviço solicitado. Em 28 de maio de 1977, Ratzinger foi consagrado bispo. Paulo VI imediatamente o criou cardeal e, em 27 de junho, em Roma, recebeu a imposição do barrete.

Ele escolheu Cooperators veritatis como seu lema episcopal ("Obreiros da verdade"), citação da Terceira Carta de São João (1,8). Palavras mais expressivas da continuidade entre o compromisso do teólogo com a pesquisa e o ensino e o magistério e a orientação pastoral do bispo dificilmente poderiam ser encontrados. Mas isso vale também para compromissos posteriores: um lema esplêndido para toda a vida! Seu serviço como arcebispo de Mônaco será intenso, devido aos compromissos pastorais da grande arquidiocese, mas também bastante curto. Coincidirá com "o ano dos três Papas" e dos dois Conclaves (1978) e, portanto, com a eleição do Papa Wojtyła e sua primeira visita à Alemanha (1980), que termina precisamente em Munique. 

João Paulo II já conhecia e respeitava muito Ratzinger. Ele o escolhe como orador do Sínodo sobre a família de 1980, o primeiro do novo pontificado, e imediatamente deixou claro que queria tê-lo em Roma à frente da Congregação para a Doutrina da Fé. A princípio Ratzinger resistiu, mas a vontade do Papa era muito clara: em 25 de novembro de 1981 foi nomeado prefeito e em março de 1982 mudou-se para Roma.

O Cardeal Prefeito

Esta nova etapa será muito longa. Por 23 anos, Ratzinger será um dos principais e mais confiáveis ​​colaboradores de João Paulo II, que absolutamente não vai querer abrir mão de sua contribuição até o final de um dos mais longos pontificados da história. A relação entre o Papa e o Prefeito é intensa, sincera e cordial, baseada na estima e admiração mútuas, mesmo na diferença das duas personalidades. A figura de Ratzinger constitui, portanto, certamente um dos elementos caracterizadores deste período da vida da Igreja e dá sustentação de grande profundidade teológica ao magistério de João Paulo II, interpretando fielmente as orientações pontifícias. É natural falar de um "casamento formidável" e extraordinariamente feliz entre um grande Papa e um grande Prefeito.

O trabalho feito pelo Ratzinger, nestes anos, será impressionante, também pela sua capacidade de orientar o trabalho conjunto dos seus colaboradores, ouvindo-os e dirigindo as suas contribuições com uma extraordinária capacidade de síntese, para que os documentos não sejam tanto o resultado do seu trabalho pessoal como do esforço de todo o organismo. Mas não será fácil, porque os debates na Igreja pós-conciliar também são acalorados do ponto de vista teológico.

Pensamos que três eventos marcantes podem ser aqui destacados, entre os inúmeros deste período. Em primeiro lugar, as intervenções da Congregação sobre o tema da teologia da libertação na primeira parte da década de 1980. A preocupação do Papa com a influência da ideologia marxista nas correntes teológicas latino-americanas é grande, e o prefeito a compartilha e enfrenta o delicado problema com coragem.

O resultado são duas célebres Instruções, com o intuito, respectivamente, de contrapor tendências negativas (a primeira, de 1984) e de valorizar os aspectos positivos (a segunda, de 1986). Reações críticas, especialmente ao primeiro documento, e discussões acaloradas não faltam, mesmo para casos específicos de teólogos polêmicos (entre os quais o mais conhecido será o brasileiro Leonardo Boff). Ratzinger, apesar de sua reconhecida sutileza cultural, não escapa, portanto, ao destino comum dos chefes do Dicastério doutrinário de terem fama de censor rígido, guardião da ortodoxia e principal opositor da liberdade de pesquisa teológica e, por ser alemão, ele recebe o apelido cruel de Panzerkardinal.

Outro documento da Congregação, muitos anos depois, também gerou uma onda de críticas: a Declaração Dominus Iesus, publicada durante o Grande Jubileu de 2000, sobre a centralidade da figura de Jesus para a salvação de todos. Desta vez, são sobretudo os círculos mais comprometidos com as relações ecumênicas e com o diálogo com outras religiões que se sentem tocados e reagem. Mas também neste caso não há dúvida de que a posição assumida corresponde plenamente à intenção de João Paulo II de proteger alguns pontos essenciais da fé da Igreja de mal-entendidos ou desvios de graves implicações.

Um terceiro compromisso, também muito discutido no início, mas no final coroado com amplo consenso e sucesso, é o esforço verdadeiramente gigantesco de  redigir um novo  Catecismo da Igreja Católica . Uma exposição orgânica de toda a fé católica, espelho da renovação conciliar e formulada com linguagem adequada à época moderna, havia sido solicitada pelo Sínodo de 1985. O Papa confiou a tarefa ao cardeal. Ratzinger e uma Comissão presidida por ele. Há algo de milagroso no fato de que, após um período de fortíssimas discussões e tensões teológicas e eclesiais, no espaço de alguns anos, ou seja, já em 1992, a obra tenha se concretizado de maneira amplamente convincente.

Só uma capacidade excepcional de visão orgânica e sintética da doutrina e de todo o campo da vida cristã poderia conduzir o empreendimento e chegar ao seu fim. E sensibilidade para as expectativas contemporâneas não falta. Não são precisamente essas as qualidades que havíamos reconhecido e admirado 25 anos antes no autor da Introdução ao Cristianismo? O Catecismo continua sendo provavelmente a contribuição doutrinal positiva mais relevante do pontificado de João Paulo II, um instrumento seguro e precioso para a vida da Igreja: não é à toa que o Papa Francisco faz referências frequentes a ele.

O Papa e a "prioridade suprema" do pontificado

Chegamos assim à penúltima etapa, mas eclesialmente mais importante, do longo caminho de Ratzinger, também tão inesperado quanto os dois anteriores. No entanto, por ocasião da morte de João Paulo II, são vários os motivos que nos levam a olhá-lo como um possível sucessor: a prolongada e estreita colaboração em plena harmonia, as eminentes qualidades de inteligência e de espírito, a ausência de qualquer ambição de poder o que o coloca acima das partes, a que finalmente se soma a mestria serena com que, como Decano do Colégio dos Cardeais, conduz os trabalhos e preside os ritos de preparação e realização do Conclave. Apesar da idade avançada, a opção pela continuidade rapidamente prevaleceu. Em 19 de abril, aos 78 anos, Joseph Ratzinger é o 265º Papa da Igreja Católica.

Apesar da idade do novo Papa, o pontificado, que durará pouco menos de oito anos, será repleto de atividades, na Itália e no exterior. Além da atividade "normal" de celebrações e audiências no Vaticano, recordam-se 24 viagens ao estrangeiro, várias das quais coroadas de grande sucesso popular, com 24 países visitados nos cinco continentes; 29 viagens à Itália; cinco Assembleias do Sínodo dos Bispos - três ordinárias gerais: sobre a Eucaristia (2005, já convocada por João Paulo II), sobre a Palavra de Deus (2008), sobre a promoção da nova evangelização (2012); e dois especiais: para a África (2009) e para o Oriente Médio (2010) – cada um seguido (exceto o último em 2012) por uma importante Exortação Apostólica.

Outros documentos principais do magistério devem ser considerados as três Encíclicas. De particular importância é também a Carta aos católicos da República Popular da China, de Pentecostes de 2007. Devemos também recordar os "Anos" com os quais Bento XVI pretendia dar coerência e orientação à sua liderança pastoral da Igreja: depois de completar a "Eucaristia", já iniciada pelo seu Predecessor, anunciou então a "Ano Paulino" (28 de junho de 2008 - 29 de junho de 2009, para o bimilenário do nascimento do Apóstolo), o "Ano Sacerdotal" (19 de junho de 2009 - 11 de junho de 2010, para o 150º aniversário da morte do pároco de 'Ars) e finalmente o "Ano da Fé" (que começou em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II). Quanto a esta última, que o Papa não realizará pessoalmente após a sua renúncia, é justo observar o que ele mesmo diz a respeito, respondendo a esta pergunta de Seewald: «O que você acha que é, em retrospecto, o sinal distintivo do seu pontificado? ».[8] .

Estas palavras nos introduzem diretamente a refletir sobre as prioridades do pontificado como chave para sua releitura. Bento XVI fala explicitamente disso em um documento muito particular, apaixonado e intenso: aquela Carta aos bispos de 10 de março de 2009, escrita após as críticas e ataques que foram feitos contra ele após a retirada da excomunhão dos bispos seguidores de Mons. Marcel Lefebvre e o "caso Williamson", no qual ele quase pretende "explicar" seu governo da Igreja. “No nosso tempo, em que em vastas áreas da terra a fé corre o risco de se extinguir como uma chama que já não encontra alimento, a prioridade que prevalece é tornar Deus presente neste mundo e abrir aos homens o acesso à Deus, não a qualquer deus, mas àquele Deus que falou no Sinai; Jo 13,1  ), em Jesus Cristo crucificado e ressuscitado"[9] .

O Papa Bento XVI dedicou-se a esta prioridade, coerente com toda a sua vida anterior, com total empenho e com um estilo próprio de governo que seria nitidamente caracterizado como “governo magistral”. Como ele mesmo disse: «Venho de formação teológica e sabia que a minha força, se é que a tenho, é anunciar a fé de forma positiva. Por isso quis sobretudo ensinar a partir da plenitude da Sagrada Escritura e da Tradição»; e ao mesmo tempo: «Precisamos renovar, e eu tentei levar a Igreja adiante com base em uma interpretação moderna da fé»[10] .

É fácil ver como a escolha dos temas e o desenvolvimento de suas encíclicas se encaixam nessa linha. Bento intencionalmente limitou seu número, e quis dedicá-los sobretudo às virtudes teologais: a caridade (Deus caritas est, 2005); esperança (Spe salvi, 2007); a fé (Lumen fidei, que ficou inacabada, e que verá a luz «póstuma», retomada e completada pelo seu Sucessor).

O que Bento XVI diz sobre o amor e a esperança trata muito profundamente da maneira como essas palavras são interpretadas na cultura contemporânea, as questões que isso coloca à fé e ao testemunho cristão e as respostas que podem brotar do coração da fé para a turbulência de nosso tempo, a perda do sentido mais elevado do amor e a tentação do desespero diante do poder do mal.

Também a encíclica Caritas in veritate (2009), a situar na linha da doutrina social da Igreja, diz a resposta oferecida pela fé cristã, através do empenho operacional da caridade, à gravíssima crise económica, social e moral em que hoje se encontra a humanidade. Do mesmo modo, é evidente a coerência com as prioridades acima indicadas dos temas atribuídos pelo Papa às Assembleias Sinodais Ordinárias: «A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja» e «A nova evangelização para a transmissão da fé cristã ». A este respeito, é interessante observar que o Papa Bento não considerava seu dever empreender uma reforma da Cúria Romana; porém, tomou uma decisão inovadora: a de constituir um novo Dicastério, dedicado precisamente à "promoção da nova evangelização".

O segundo aspecto da «suprema prioridade» – não um deus qualquer, mas o Deus que nos foi revelado por Jesus Cristo – evidencia-se a partir de um elemento verdadeiramente único do pontificado de Bento XVI, ao qual se deve chamar a atenção. Em 2003, Ratzinger começou a trabalhar em uma grande obra sobre Jesus, para a qual se sentiu chamado como crente e como teólogo em sua "busca pessoal do 'rosto do Senhor' (cf.  Sl 27,8  )"[11] . Este trabalho parecia-lhe urgente, também porque tinha crescido nele a preocupação de que os métodos modernos de interpretação da Escritura nos levassem a perder a relação viva com a pessoa de Jesus.

Eleito papa, Ratzinger não abandona o empreendimento, mas o considera tão importante que a ele dedica todo o tempo que lhe resta “livre” dos compromissos prioritários do serviço governamental, e de fato consegue trazê-lo a bom porto. Sublinha que "não é de modo algum um ato de magistério" e que o resultado pode ser livremente discutido e criticado, mas, dado que é Pedro quem deve "fortalecer os irmãos", a sua pesquisa e o seu testemunho pessoal de fé têm um valor imenso valor para toda a Igreja, e ele está bem ciente disso. A composição do livro sobre Jesus acompanhou todo o seu pontificado[12] , constituiu em certo sentido uma dimensão interior. Bento XVI diz que esteve profundamente envolvido neste trabalho. Quando Seewald lhe pergunta: «Pode-se dizer que esta obra constituiu uma fonte insubstituível de energia para o seu pontificado? », ele imediatamente responde: «Claro. Para mim foi o que se chama uma constante retirada de água do fundo das fontes»[13] .

A grande atenção de Bento XVI à liturgia da Igreja deriva também diretamente da "prioridade suprema". Existe uma preocupação real para que tenha o seu devido lugar na vida da comunidade e do crente e para que seja preservada a dignidade da sua celebração, que coloca no centro o encontro com Cristo. Na intenção de Bento XVI não há, portanto, uma restauração nostálgica do passado, mas o cuidado de uma dimensão fundamental da vida da Igreja. A esta luz também deve ser visto o seu esforço para evitar as rupturas com a tradição, expresso no "Motu proprio" Summorum pontificum (7 de julho de 2007), que readmitiu como "forma extraordinária" a celebração da Missa segundo a liturgia romana antes de a reforma conciliar.

Mas neste contexto gostaríamos sobretudo de recordar a feliz intuição de incluir a adoração eucarística entre os momentos salientes das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), por ocasião da grande Vigília: uma inovação em certo sentido «contra a maré» para um imenso e festivo encontro juvenil, mas acolhido e vivido com todo o apoio das centenas de milhares de jovens participantes em Colônia, Sidney e Madri. Impressionantes momentos de silêncio e espiritualidade, entre os mais belos e intensos de todo o pontificado. Esta foi a única inovação – não pequena! – trazida por Bento para a JMJ.

Falando de seu pontificado, Bento XVI acrescentou que do primado de Deus “segue como consequência lógica que devemos ter no coração a unidade dos crentes [...]. Por isso, o esforço pelo testemunho comum da fé dos cristãos está incluído na suprema prioridade. Acrescenta-se a isso a necessidade de todos os que acreditam em Deus buscarem juntos a paz, procurarem aproximar-se uns dos outros para irem juntos rumo à fonte da Luz, e este é o diálogo inter-religioso”.[14] . O compromisso ecumênico inabalável de Bento XVI foi expresso em muitas ocasiões, entre as quais permanecem memoráveis ​​seus encontros durante suas viagens: em Istambul com o patriarca de Constantinopla Bartolomeu (2006), em Londres com o primaz anglicano Rowan Williams (2010), em Erfurt com os luteranos no famoso convento Martinho Lutero (2011).

Aqui Bento evocará com força impressionante a grande pergunta de Lutero: "Como posso ter um Deus misericordioso?", para desafiar o diálogo ecumênico a buscar a unidade indo – voltando! – na raiz da fé e não na superfície. Um momento delicado é a publicação da Constituição Apostólica  Anglicanorum coetibus  (4 de novembro de 2009), com a qual o Papa estabelece o procedimento a ser seguido para acolher na Igreja Católica os fiéis anglicanos que pedem para aderir, não como indivíduos, mas como grupos[15] . O generoso compromisso de Bento XVI de restabelecer a plena unidade com a "Fraternidade de São Pio X" de Mons. Lefebvre, o que lhe custará muitas críticas e dificuldades, mas infelizmente não será coroado de sucesso.

No campo do diálogo com as outras religiões, não faltaram momentos difíceis durante o seu pontificado: com os judeus, sobretudo por ocasião do "caso Williamson" e do decreto sobre as "virtudes heroicas" pela causa de beatificação de Pio XII; com o Islã, sobretudo por ocasião do discurso de Regensburg e depois também para o batismo do conhecido jornalista egípcio Magdi Allam na noite de Páscoa de 2008. No entanto, a evidente dedicação de toda a vida de Ratzinger ao diálogo com o judaísmo e sua atitude de respeito e o apreço pelo Islã, na linha do Concílio Vaticano II, permitiu superar incompreensões e dificuldades. No final do seu pontificado, Bento XVI, seguindo as pegadas das primeiras visitas feitas por João Paulo II, além do Muro das Lamentações visitou três sinagogas.

Diálogo com a cultura: «razão aberta»

Anunciar o Deus de Jesus Cristo em nosso tempo implica dialogar com a cultura atual. Ratzinger sempre o exerceu sem medo, bem preparado pela inclusão das faculdades teológicas na vida das universidades alemãs e pelos debates que se seguiram às suas conferências. Seu diálogo com Jürgen Habermas na Academia Católica de Munique (2004) permanece famoso. A tradição católica sempre defendeu o valor da razão humana, consistentemente com uma visão de Deus que é Amor, mas ao mesmo tempo Logos. O teólogo e papa pensa que, com base nisso, podem ser buscados pontos de encontro e pontos comuns também com pessoas que não compartilham a fé cristã. Ele insiste no tema da busca da verdade também com as forças da razão humana, e por isso repetidamente argumenta contra o relativismo e sua "ditadura" na atualidade.

Os discursos mais famosos do pontificado de Bento XVI podem ser lidos nesta perspectiva. Na Universidade de Regensburg (2006), mostrou como «a convicção de que agir contra a razão está em contradição com a natureza de Deus», e viu na razão a cura necessária contra as justificações religiosas da violência; no  Collège des Bernardins  de Paris (2008), recordou como o desenvolvimento da cultura europeia, incluindo a afirmação da dignidade da pessoa humana, estava originalmente ligado à busca de Deus dos monges medievais; no  Westminster Hall of London (2010), insistiu no fato de que a fé religiosa não deve ser excluída do espaço público e relegada ao privado, pois sua contribuição à ética e ao pluralismo não deve ser vista como causa de dificuldades, mas como parte necessária da construção de uma sociedade livre e democrática; ao  Reichstag , o Parlamento de Berlim (2011), alertou contra os riscos de uma visão limitada e positivista do direito que mina seus próprios fundamentos, enquanto uma "razão aberta" ao transcendente ajuda a construir a cidade dos homens, a desenvolver aquela concepção convincente do Estado de que precisamos para superar os desafios opostos de concepções fundamentalistas radicalmente ateístas ou radicalmente religiosas.

A ideia de uma razão “aberta” ou “ampliada”, capaz de pesquisar porque é chamada a conhecer e amar a verdade, é uma constante no pensamento e nos discursos de Bento XVI. É a razão que não se deixa limitar aos limites impostos por uma visão puramente empírica das ciências e por uma linguagem exclusivamente matemática, mas é capaz de uma reflexão mais ampla sobre o humano, sobre a filosofia e a moral, sobre o sentido da vida e morte, na transcendência e finalmente em Deus; e assim não se fecha em si mesma, correndo o risco de não enxergar nada além do que é funcional.

A razão “fechada” “assemelha-se a edifícios de betão sem janelas, nos quais nos dotamos do clima e da luz”[16] : no final o humano será sufocado, e a relação com a natureza será guiada apenas pela dinâmica do poder da técnica, que se tornará destrutiva. Nesta perspectiva, deve-se ler uma das originais e fecundas iniciativas do pontificado, o "Pátio dos Gentios", espaço de diálogo aberto a todos, também aos não crentes: uma ideia que é assumida com criatividade pelo Pontifício Conselho para a Cultura, combinando-o em muitas direções diferentes.

Nem todos aceitarão as propostas de diálogo de Bento XVI: emblemática é a recusa que o leva a desistir de sua visita à Universidade "La Sapienza" de Roma, marcada para 17 de janeiro de 2008. A história é um exemplo do problema da alternativa entre o motivo "aberto" e "fechado", mas o valor da proposta permanece inalterado.

Dificuldades e crises

Ao longo de seu pontificado, Bento XVI encontrou vários momentos de dificuldade e sofrimento, muitas vezes sublinhados com uma atitude indelicada pelo mundo da mídia. É certo lembrá-los. A primeira em ordem cronológica foi representada por uma onda de fortes reações negativas no mundo islâmico a algumas frases de seu discurso na Universidade de Regensburg (2006): crise superada graças a uma série de intervenções de esclarecimento e, finalmente, à visita do Mesquita Azul em Istambul. Outro momento muito delicado ocorreu para as reações à referida revogação da excomunhão dos quatro bispos seguidores de Mons. Lefebvre, incluindo Williamson: o Papa não sabia que ele era um negador do Holocausto. Ratzinger respondeu a esta crise com a famosa "Carta aos bispos" de março de 2009.

Mas a verdadeira cruz do pontificado foi a história do abuso sexual de menores por membros do clero. Um tema que já havia "explodido" na última parte do pontificado de João Paulo II e sobre o qual o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé teve que se aprofundar, mas que continuou a emergir com dramática evidência ao longo do seu pontificado. Não há necessidade de refazer aqui os seus passos, mas acreditamos que o verdadeiro mérito histórico deve ser reconhecido ao Papa Ratzinger pela forma como o tratou. Não só deu um testemunho pessoal de humildade, transparência e rigor, mas também ofereceu uma série de orientações e normas jurídicas fundamentais para a condução e cuidado pastoral da Igreja, desde o reconhecimento de responsabilidades até o encontro pessoal com as vítimas, ao pedido de perdão, ao compromisso de intervir para estabelecer a verdade e sancionar os culpados, à ação de prevenção e formação, ao desenvolvimento de uma verdadeira cultura de proteção dos menores na Igreja e na sociedade. O testemunho de envolvimento pessoal brilhou particularmente nos encontros tocantes com as vítimas de abusos em todas as viagens em que os bispos dos países visitados lhe pediram para fazê-lo (Estados Unidos, Austrália, Malta, Inglaterra, Alemanha). A expressão mais completa e orgânica de sua linha de resposta ao problema dramático veio com a Carta pastoral aos católicos da Irlanda , datada de 19 de março de 2010, que obviamente tinha um valor não limitado ao país ao qual foi endereçada[17] .

Outra história complexa e dolorosa da última fase do pontificado é aquela que saiu no noticiário sob o nome de Vatileaks, com o vazamento e publicação de documentos sigilosos, provenientes de fontes vaticanas, o que alimentou um crescente mal-estar.

Finalmente, em junho de 2012, sai um livro inteiro[18] , constituído por documentos e correspondências confidenciais, vários dos quais provenientes do círculo mais próximo do Papa. A esta altura torna-se fácil identificar o responsável pela fuga de grande parte dos documentos: infelizmente é o Papa "mordomo", muito próximo dele no dia a dia. A emoção é grande. O culpado é preso e julgado pelo Tribunal do Vaticano em um processo que atrairá ampla atenção da imprensa mundial. Condenado a 18 meses de prisão, será finalmente perdoado pelo Papa, que o visitará pessoalmente alguns dias antes do Natal[19] . Bento XVI sentiu que era seu dever que, diante de um fato tão grave, a justiça fosse feita, mas depois exerceu aquela misericórdia que habitava em seu coração, apesar de seu sofrimento.

Renúncia e vida retirada ao convento «Mater Ecclesiae»

Também este caso foi, portanto, essencialmente concluído no final de 2012. Quando, em 11 de fevereiro de 2013, por ocasião de um consistório convocado para fixar a data da canonização dos mártires de Otranto, Bento XVI inesperadamente voltou a usar da palavra e ao ler em latim a declaração de sua disposição de renunciar ao pontificado, a surpresa é grande em todo o mundo, porque pouquíssimas pessoas estavam preparadas para isso: «Depois de ter repetidamente examinado minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que minhas forças , devido à sua idade avançada, já não são aptas para exercer de forma adequada o ministério petrino».

O Papa diz brevemente, mas com toda a clareza, que sentiu uma diminuição "no vigor do corpo e da alma", que o torna incapaz "de administrar bem o ministério que lhe foi confiado", tendo em mente as necessidades do governo da Igreja "no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande importância para a vida da Igreja". A renúncia é feita "em plena liberdade", e a Sé Vaga terá início no dia 28 de fevereiro, às 20 horas.

Mesmo que rios de tinta tenham sido escritos sobre essa renúncia e suas motivações. Em última análise, o ato é simples, e as razões apresentadas por Bento XVI são evidentes e inteiramente plausíveis: um grande ato de responsabilidade diante de Deus e da Igreja. Um ato de humildade diante das altíssimas exigências do serviço de Pedro, e de coragem ao abrir um caminho que já estava previsto pelo direito da Igreja, mas que ninguém percorria há séculos. A eleição do Papa é ad vitam, mas não é certo que o pontificado deva necessariamente terminar com a morte do Papa.

A "novidade" da renúncia é considerada por muitos como um ato "histórico", que revela com particular clareza a clarividência e a grandeza espiritual de Bento XVI e, sob esta luz, ajuda a reler todo o pontificado com mais atenção e profundidade.

Antes das celebrações pascais, a Igreja teria tido o novo Papa. Todos conhecem o tempo que se segue à renúncia: tempo de oração pela Igreja, de contatos pessoais confidenciais, de raríssimas intervenções escritas, sobretudo de preparação para o encontro com o Senhor. A benevolência e a atenção do Papa Francisco e a discrição e as orações do “Papa Emérito” permitiram à Igreja apreciar uma situação até então inédita e desfrutar sinceramente de um exemplo luminoso de fraternidade cristã. As belas imagens das duas figuras vestidas de branco se abraçando e rezando em comum foram uma fonte de consolo muito maior do que as tentativas – infundadas e exploradoras – de colocar Bento contra Francisco.

Os horizontes do pensamento e do serviço eclesial de Ratzinger se expandiram, durante oito décadas, desde sua Baviera natal até os confins do mundo; depois o seu olhar concentrou-se no rosto fascinante e misterioso de Jesus, até ao momento do Encontro. A herança que ele nos deixa é aquela característica de um teólogo chamado à Sé de Pedro, que confirmava seus irmãos na fé com o ensinamento, o serviço sacramental e o testemunho de vida.

em La Civiltà Cattolica 2022

____________________________________________________________

[1] . J. Ratzinger,  Minha vida , Cinisello Balsamo (Mi), San Paolo, 2005, 6.

[2]  Maria não se casaria e dedicaria a maior parte da vida a ajudar o irmão mais novo, vivendo e mudando-se com ele em várias etapas até Roma, onde faleceu em 1991, acompanhada pelo carinho e gratidão de José. Georg, também padre, dedicar-se-ia à música sacra, tornando-se mestre de coro dos  pueri cantores  da catedral de Regensburg, o famoso  Regensburger Domspatzen  (os "pardais da catedral"). Ele morrerá em Regensburg em 1º de julho de 2020.

[3]  Bento XVI,  Últimas conversas , editado por P. Seewald, Milão, Garzanti, 2016, 92.

[4]  Ibidem, 96 seg.

[5]  Todas essas contribuições estão agora publicadas no volume 7/1 do Opera omnia .

[6]  Bento XVI,  Últimas conversas , cit., 149.

[7]  J. Ratzinger,  Introdução ao Cristianismo , Brescia, Queriniana, 200312, 46 s.

[8]  Bento XVI,  Últimas conversas , cit., 217.

[9]  Id.,  Carta aos bispos da Igreja Católica sobre o levantamento da excomunhão dos 4 bispos consagrados pelo Arcebispo Lefebvre , 10 de março de 2009.

[10]  Id.,  Últimas conversas , cit., 180; 222.

[11]  Prefácio a J. Ratzinger – Bento XVI,  Jesus de Nazaré , Milão, Rizzoli, 2007, 20.

[12]  O primeiro volume, sobre a vida pública de Jesus, foi lançado em 2007; a segunda, sobre a paixão e ressurreição de Jesus, em 2011; o terceiro, sobre a infância de Jesus, que completa a trilogia, em 2012. O último volume é introduzido por um Preâmbulo, assinado em 15 de agosto de 2012, justamente no momento em que o Papa amadureceu a decisão de renunciar.

[13]  Bento XVI,  Últimas conversas , cit., 194.

[14] . Id.,  Carta aos bispos da Igreja Católica sobre a remissão da excomunhão...,  cit.

[15] . Isso permanece limitado a algumas comunidades particulares (na Inglaterra, nos Estados Unidos e na Austrália) e, felizmente, ocorre sem perturbar as relações com a Confissão Anglicana como um todo, trazendo de fato para a comunidade católica a riqueza de elementos litúrgicos e espirituais da tradição anglicana , que são mantidos como tal.

[16]  Bento XVI,  Discurso ao Parlamento Alemão , 22 de setembro de 2011.

[17]  Até a rapidez com que Bento, logo que foi eleito Papa, interveio no chocante caso do fundador dos Legionários de Cristo, Marcial Maciel, e depois passou a tratar da situação daquela religiosa Congregação, fala em seu favor nesta questão crucial para a purificação da Igreja.

[18]  G. Nuzzi,  Sua Santidade. Os Papéis Secretos de Bento XVI , Milão, Chiarelettere, 2012.

[19]  O Tribunal não identificou outros perpetradores. Também para esclarecer o contexto mais amplo das tensões manifestadas no Vaticano, o Papa havia nomeado uma Comissão de três cardeais, que realizou um número considerável de interrogatórios e finalmente entregou ao Papa um extenso relatório, que por sua vez entregará ao seu Sucessor, mas que permanecerá confidencial e sem consequências externamente visíveis.

 

Tradução: P. Geraldo Martins Lisboa, SDB.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.