No dia 16 de maio às crianças e adolescentes do Centro Juvenil São Pedro (CJSP) na cidade de  Campos dos Goytacazes/RJ tiveram motivos importantes para celebrar, com a visita do inspetor Pe. Natale e pelos 15 anos de fundação da obra salesiana, situada na comunidade da Margem da Linha. 

O Centro Juvenil São Pedro antes de se tornar mais uma frente de trabalho da Congregação Salesiana, teve sua origem através do sonho de um dos moradores da comunidade, Silvio Monteiro. Este homem sonhou que deveria construir uma capela e dedicá-la a São Pedro. 

Após a construção da capela, que possuía estrutura bem simples, viu-se a necessidade de buscar quem pudesse realizar as missas, e dessa forma os salesianos chegaram à comunidade Margem da Linha na cidade de Campos. Aos poucos, com a chegada de técnicos, com a oferta de cursos distintos que foram mudando a partir da demanda e, posteriormente a busca por editais para projetos sociais, o Centro Juvenil foi ganhando forma. Vale ressaltar, que essa casa sempre contou com o apoio da comunidade, que até os dias de hoje deposita confiança nesta obra. Essa credibilidade é observada com a chegada de crianças, de que os pais já fizeram parte do CJ. 

Fazer memória aos aspectos históricos da instituição se torna mais significativo, quando associamos a uma data tão importante para a comunidade da Margem da Linha e para o Centro Juvenil. Além de poder contar com a figura do Pe. Natale neste momento, reforçando o espírito de família, fortalecendo o sentimento de pertencimento e atualizando em nós o carisma de Dom Bosco através dessa presença ativa.  

Na oportunidade, o Pe. Natale pode visitar a comunidade da Tapera III, assim denominada pelos seus moradores, onde a instituição assumiu o compromisso de continuar atendendo as crianças e adolescentes impactados pelo processo de remoção de parte da comunidade. Essa visita possibilitou que o inspetor conhecesse mais profundamente o território e suas características, aproximando a inspetoria dos nossos usuários. 

Segundo o educando João Pedro da Silva Ferreira(13) que está no CJSP desde dos 4 anos, "na segunda-feira ( 16/05/2022), foi comemorado os 15 anos do Centro Juvenil e a celebração do padre foi bem bonita".

 

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Ana Carolina Gomes Cordeiro e Beatriz Mateus Pereira.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.