Por ocasião da Quaresma, o Pontífice está visitando comunidades paroquiais da diocese de Roma, uma para cada setor pastoral. No último domingo (15/02), Leão XIV esteve na Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, em Óstia Lido, cidade litorânea próxima a Roma.

Sua chegada à paróquia salesiana está programada para às 8h15, onde será acolhido por cerca de mil pessoas, entre eles, representantes de diversos grupos paroquiais, como jovens, crianças da catequese, pobres assistidos pela paróquia e cinco catecúmenos que receberão os sacramentos na Vigília Pascal.

A seguir, as 9h da manhã, o Pontífice celebra a Eucaristia na basílica paroquial, acompanhado pelo cardeal Baldo Reina, vigário do Papa para Roma, pelo cardeal Giuseppe Versaldi, prefeito emérito da Congregação para a Educação Católica, pelo reitor maior dos Salesianos, dom Fábio Attard, pelo superior da Circunscrição Salesiana Itália Central, padre Roberto Colameo, pelo pároco Javier Ortiz Rodriguez e outros sacerdotes.

Também estarão presentes três grupos de religiosas que frequentam a comunidade: as Filhas de Maria Auxiliadora, as Clarissas Franciscanas missionárias do Santíssimo Sacramento e as Missionárias de Cristo Ressuscitado. Na igreja estarão sobretudo os fiéis do bairro, muitos idosos e os representantes das instituições.

Ao término da celebração, o Pontífice se dirigirá à capela, onde encontrará a comunidade salesiana e depois, em outra sala, terá um encontro com o conselho pastoral, com os jovens e, em seguida, com os sacerdotes. O anúncio foi feito pelo pároco, que definiu a visita do próximo domingo como “uma graça muito grande, um presente que o Santo Padre nos dá”.

Contexto da paróquia e atividades

“Vem até nós – prossegue – que estamos no centro, mas, na realidade, somos como uma periferia; é bonito sentir a proximidade do nosso pastor e nosso bispo de Roma”. “Esperamos que isso possa servir para reavivar toda a pastoral e, sobretudo, alcançar as pessoas que estão sozinhas, porque temos muitos idosos, e também aproximar aqueles que estão distantes.”

A paróquia, explica ainda o padre Ortiz Rodriguez, devido à sua localização, próxima à Estação Termini, está em um bairro que, além de abrigar residentes, é cheio de escritórios e hotéis, em um contexto, de qualquer forma, multiétnico e multicultural.

“Muitas pessoas participam da Missa antes de se dirigirem ao trabalho", relata. “De fato, nos dias de semana, a primeira celebração eucarística é às 6h30. Mesmo aqueles que partem cedo, muitas vezes, param conosco para rezar. Estamos também sempre abertos para confissões, com muitos confessores”, ressalta.

“O Centro de Escuta, dividido em três setores diferentes, é muito ativo e também oferece apoio psicológico “graças à ajuda de profissionais voluntários”, acrescenta. O sacerdote ainda destaca o trabalho da Banca dos Talentos, um grupo que toda sexta-feira à noite leva jantar aos sem-teto que dormem nas proximidades da estação.

Além disso, a paróquia conta com um Centro Juvenil, que oferece aulas de italiano para estrangeiros, além de duas salas de estudo para jovens, pensadas especialmente para universitários que muitas vezes não encontram um lugar para estudar.

O espaço também possui um pequeno grupo de jovens que fazem a experiência de viver em comunidade, por um certo período. De acordo com padre, a instituição conta com dois apartamentos, um para rapazes e outro para as moças, que são acompanhados por uma religiosa e pelo diretor do Centro Juvenil.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.