Aconteceu no dia24/05 um momento de reflexão sobre Maria Auxiliadora e a Congregação Salesiana com os educandos do Centro Juvenil São Pedro.

Em maio, os educandos e as educandas do Centro Juvenil São Pedro (CJSP) puderam conhecer um pouco mais da história da Congregação Salesiana a partir da comemoração do dia de Nossa Senhora Auxiliadora.

O CJSP  faz parte da presença salesiana em Campos dos Goytacazes/RJ e está atento ao contexto histórico e sociocultural do seu território, além disso, busca promover diálogos inclusivos para fortalecer a rede de assistência social e  a garantia de direitos.

Tendo em vista, que os católicos celebram no dia 24/05 a solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora, nossos educandos e educandas foram convidados para refletir sobreo motivo da presença de Maria Auxiliadora no CJSP.

Na ocasião foi realizada uma breve apresentação da história de vida de Dom Bosco e a grande fé que este homem sempre depositou na mãe de Jesus. Junto com essa reflexão, também foi abordado como a figura de Maria vai ganhando características locais, aproximando Nossa Senhora das pessoas, como é o caso da Virgem de Guadalupe no México, Nossa Senhora Aparecida aqui no Brasil, entre outras. 

Poder falar da dimensão da fé de Dom Bosco em Nossa Senhora Auxiliadora, possibilitou que pudéssemos trabalhar um dos pilares da proposta pedagógica dos salesianos, que é a dimensão do divino, de que há algo que nos move rumo a vida, que não é percebido pelos olhos humanos, mas que nos encoraja a seguir em frente. 

Nesse sentido, é possível observar através do depoimento da nossa educanda Rute Ferreira da Cunha de 13 anos, como essa experiência de aproximar nossos usuários da história dos salesianos amplia a noção de diversidade e respeito às manifestações de crença e fé. 

“Eu aprendi, que independente da minha religião, eu também devo respeitar a religião do próximo. E também aprendi que Dom Bosco, ele botava muita fé na Maria Auxiliadora. Em tudo que ele fazia, ele colocava fé nela. E chegou afazer capelas, oratórios para as pessoas orarem.” 

Essa notícia foi elaborada com a colaboração de Ana Carolina Gomes Cordeiro e Beatriz Mateus Pereira .

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.