Para conhecer e entender as diferentes realidades e os diferentes ambientes que os cercam, bem como as semelhanças da proposta educativa que integram, os alunos do Colégio Salesiano Jardim Camburi (em Vitória, no Espírito Santo) e o do Colégio Salesiano Jacarézinho (Rio de Janeiro, capital), realizaram uma atividade conjunta para as turmas do 7° ano. Na segunda-feira (26), a turma de Jardim Camburi visitou a Praia de Camburi, próxima a escola. Na quinta-feira (29) foi a vez da turma de Jacarézinho visitar o Aterro do Flamengo.

As duas escolas vivenciaram e registraram um dia de atividade na praia, analisando e estudando a vegetação e a preservação ambiental de cada local, além das paisagens e características que cercam cada espaço. Além de conhecer as características ambientais e sociogeográficas, a atividade propôs também uma interação entre as realidades de cada escola, entendendo o contraste entre a instituição de educação privada em Vitória e a obra social na comunidade de Jacarezinho.

Na semana seguinte, na segunda-feira (03) foi a vez de comparar os resultados. Através de uma conferência online, os colégios compartilharam os vídeos das atividades registradas. Confira abaixo o vídeo da atividade em Jardim Camburi.

Confira abaixo o vídeo produzido pelos alunos do Colégio Salesiano Jacarézinho:

O inspetor da Inspetoria São João Bosco, padre Natale Vitali, reforçou a importância de atividades conjuntas entre as instituições da Rede Salesiana e da Inspetoria São João Bosco.

“Não se trata só de uma escola ajudar a outra a nível financeiro, mas de um amparo social. Jardim Camburi vive um contexto geográfico, econômico e social diferente de Jacarezinho, mas o público das duas escolas pertencem à mesma rede, usam os mesmos livros e podem compartilhar experiências de vida”, explicou o inspetor.

O padre ressalta ainda que a proposta não é de se incentivar qualquer juízo de valor, mas de buscar o conhecimento de realidades distintas.

“Os estudantes de Jardim Camburi precisam entender que existe outra parte do Brasil com experiências de vida diferentes, que vivem em uma comunidade. Os estudantes de Jacarezinho, precisam entender que a escola pode ajudar a alcançar uma visão de mundo melhor. Isso acontece não só em Jacarezinho, em Jardim Camburi ou no Brasil, mas no mundo. A conexão entre as instituições salesianas tem uma finalidade social e de experiência de vida”, destacou pe. Natale Vitali.

Por fim, o padre ressaltou ainda que a conexão entre as instituições tem um papel ainda mais forte nos tempos atuais. “Todos nós precisamos enxergar, ampliar, nossa visão e entender esse funcionamento em rede, o mundo hoje mora nas redes sociais”, concluiu.

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.