Nesta quinta-feira, 21, é celebrado o Dia da Árvore, uma data para lembrar a importância da preservação do meio ambiente e das florestas em geral. O dia antecede o início da primavera no hemisfério sul, que geralmente começa entre 22 e 23 de setembro.

Segundo os dados da pesquisa publicada em 2022 pela Universidade de Maryland e da ONG World Resources Institute, 36 países no mundo registraram mais árvores no ano de 2020 do que possuíam em 2000. Essa pesquisa revelou também que revelou não apenas as nações que se tornaram mais verdes, mas também aquelas que perderam árvores.

Como surgiu o Dia da Árvore?

No 10 de abril de 1872, quando um jornalista decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, nos Estados Unidos.  

O “Day Arbor” foi um marco para conscientização sobre o impacto gerado pela remoção de árvores na natureza, e como isso afetaria a vida a longo prazo. 

Projeto Salê Sustentável

A Inspetoria São João Bosco (ISJB) inspirada pela Encíclica Laudato Sí, do Papa Francisco, e pelo Capítulo Geral 28 criou o  projeto “Salê Sustentável: rever atitudes faz o planeta viver”.

Esse projeto dialoga com as diretrizes globais da Dom Bosco Green Alliance e tem como objetivo fomentar ações educativas-pastorais para o cuidado com a Casa Comum nos diferentes ambientes de missão das Presenças Salesianas no estados de Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Tocantins e no Distrito Federal.  

Leia algumas notícias sobre o Projeto Salê Sustentável

Projeto Salê Sustentável mobiliza Colégios Salesianos pela preservação do planeta e a sustentabilidade
Salê Sustentável implantação das ações de comunicação no Centro Inspetorial
Energia limpa: Salesianos de Vitória instalam placas solares

Colégio Salesiano Região Oceânica inicia projeto de sustentabilidade no Mês do Meio Ambiente 

Dia de Doar UPV 2023

O Dia de Doar é mais do que um movimento, é uma revolução global que fomenta a cultura da doação, transformando nações em comunidades mais solidárias e generosas. Celebrando a alegria de doar e a prática constante da solidariedade em todas as suas dimensões, o movimento reconhece que cada doação tem o poder de mudar vidas e redefinir realidades.

Neste ano, a Rede Salesiana Brasil (RSB), por meio do seu setor de Captação de Recursos para a Ação Social Salesiana no país, a União Pela Vida (UPV), anuncia a edição 2023 do Dia de Doar UPV, agendada para o dia 28 de novembro, com um enfoque especial na perspectiva socioambiental. Inspirados pela missão da Don Bosco Green America (Aliança Verde Dom Bosco América) e do Movimento Laudato Si', busca-se não apenas promover a doação, mas também ressaltar a importância da responsabilidade com o meio ambiente nas ações cotidianas.


Saiba 4 funções estratégicas das Árvores para continuidade da vida no planeta Terra

1# As árvores desempenham um papel crucial na absorção do dióxido de carbono da atmosfera, auxiliando na redução do impacto das emissões de gases de efeito estufa.

2# As árvores contribuem para a preservação da biodiversidade, um componente fundamental da sustentabilidade ao criar habitat para várias espécies.

3# Filtram poluentes do ar e da água, melhorando a qualidade dos recursos essenciais para a vida.

4# Florestas equilibram ecossistemas, tornando-os mais resilientes a mudanças climáticas e desastres naturais.

Fontes: 

Universidade de Maryland e da ONG World Resources Institute

Dia de Doar 2023 - Rede Salesiana Brasil

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.