Orientadas a partir do Sistema Preventivo de Dom Bosco, as atividades pastorais são parte essencial da proposta educativo-evangelizadora do Colégio Salesiano de Goiânia. Na rotina escolar, os estudantes são convidados a vivenciar valores cristãos e fortalecer a fé, participando de momentos de oração, celebrações litúrgicas e ações solidárias. Em setembro – Mês da Bíblia – a pastoral escolar da instituição desenvolveu diversas atividades dedicadas às Sagradas Escrituras, reforçando junto aos estudantes a importância dos ensinamentos de Jesus Cristo em nossas vidas.
No Brasil, o mês de setembro foi escolhido pela Igreja Católica em referência ao Dia de São Jerônimo, celebrado no dia 30, conhecido como o tradutor da Bíblia para o latim. Tradição desde 1971, este ano a Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu o lema “A esperança não decepciona” (Rm5,5), inspirado na Carta aos Romanos. No Salesiano Goiânia, o Mês da Bíblia é vivenciado em momentos de aprendizado, oração e reflexão sobre a Palavra.
O coordenador pastoral da Presença Salesiana de Goiânia, Robert Trajano, ressalta que o Salesiano Goiânia integra as atividades pastorais dentro do Projeto Político Pedagógico Pastoral, sendo um pilar fundamental da identidade do colégio. Segundo ele, a fé cristã é parte fundamental da rotina escolar, fortalecida ainda mais com os momentos de oração, celebração e reflexão específicos. “Celebrar o mês da Bíblia tem uma importância muito especial, porque a espiritualidade salesiana é profundamente enraizada no amor à Palavra de Deus e na vivência prática dela no dia a dia, sobretudo junto aos jovens.”
Robert destaca que Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana, sempre acreditou que a educação integral só é possível quando a Palavra de Deus ilumina a vida. “O mês da Bíblia é uma oportunidade de aproximar os jovens da Escritura, ajudando-os a descobrir valores como justiça, solidariedade, esperança e fé. Não é apenas uma memória litúrgica, mas um tempo de renovação do carisma cristão, colocando a Palavra de Deus como fonte de vida, inspiração pastoral e caminho de santidade, especialmente para os jovens.”
Uma das atividades pastorais deste ano foi a realização de rodas de leitura bíblica, que ensinaram aos estudantes a estrutura da Bíblia e como encontrar as passagens nela. Além disso, os encontros se aprofundaram na reflexão sobre a Palavra, promovendo a formação espiritual e incentivando a vivência dos ensinamentos de Deus. Em outros encontros pastorais, os alunos também aprenderam músicas bíblicas e participaram de um jogo de perguntas e respostas. O quiz foi relacionado a histórias da Bíblia, incluindo o Antigo Testamento e o Novo Testamento, que os estudantes já haviam conhecido durante as atividades da pastoral escolar.
Reunindo toda a comunidade escolar, o Salesiano Goiânia realizou sua primeira missa campal, marcando o início de um novo ciclo de atividades que fortalecem a identidade católica do colégio. A celebração eucarística foi conduzida pelo diretor geral da Presença Salesiana de Goiânia e pároco da Paróquia São João Bosco, Pe. Wagner Gama. Ele afirma que, além de marcar o mês dedicado à Sagrada Escritura, a missa foi realizada também em ação de graças pelas melhorias contínuas promovidas no colégio, incluindo aspectos estruturais, pedagógicos e pastorais. “Nós somos um colégio confessional. Então, a dimensão religiosa também é muito importante para nós.”
A iniciativa marca o início de uma nova etapa pastoral, que busca tornar a celebração da fé ainda mais constante no cotidiano escolar dos estudantes, familiares e colaboradores do colégio. “Mensalmente, vamos ter essa missa campal, com a presença dos pais, educadores e alunos, e semanalmente, a missa com os estudantes no colégio. Para isso, estamos finalizando a implantação da nossa capela do Salesiano Goiânia. Em pouco tempo, vamos começar a celebração eucarística em um espaço privilegiado de oração para pais, educadores e alunos."
O colégio também promoverá uma gincana bíblica com os pais e familiares dos estudantes durante a acolhida salesiana semanal. Segundo Robert, além das ações internas, a instituição promove iniciativas voltadas à construção de uma cultura de paz e solidariedade. “Projetos pastorais, campanhas de arrecadação e visitas a instituições sociais incentivam o protagonismo juvenil e o compromisso com o bem comum. Inspirados pelo exemplo de Dom Bosco e guiados pelo lema ‘bons cristãos e honestos cidadãos’, nossos alunos são encorajados a colocar em prática o amor ao próximo e a presença fraterna, pilares fundamentais da espiritualidade salesiana.”