Aconteceu no dia 4 de fevereiro, no Centro Juvenil Salesiano São Domingos Sávio, em Pará de Minas, o retorno das atividades. A obra voltou a pulsar com a presença das crianças e adolescentes, em um clima de alegria, reencontros e acolhida.

Nos dias que antecederam a volta, os educadores prepararam um mural muito especial. Nele, as folhas das árvores eram representadas pelas mãos da equipe educativa. Na chegada, cada educando marcou seus dedinhos, simbolizando os frutos que serão cultivados e colhidos ao longo de todo o ano.

Em seguida, os educandos foram encaminhados ao refeitório, onde participaram de uma dinâmica significativa: o plantio de um feijão no algodão. O gesto recordou que, ao entrarem na casa salesiana, cada um também planta sonhos que, com cuidado e dedicação, crescerão e darão bons frutos.

Logo depois, aconteceu a acolhida em forma de teatro, preparada com carinho pelos educadores, inspirada no tema “razão, religião e amorevolezza”, pilares do Sistema Preventivo de Dom Bosco. Nesse momento, os educandos receberam as boas-vindas, além de orientações e combinados importantes para o semestre.

Na sequência, foi o momento de escolher as oficinas que serão oferecidas: esporte, judô, informática, música, artes I, artes II e culinária.

Ao final do turno, as crianças e adolescentes ainda puderam amarrar fitinhas no pátio, representando seus sonhos e esperanças para este novo ciclo. Além de expressar os desejos de cada um, o gesto deixou o ambiente da obra ainda mais colorido e cheio de vida.


Por Maria Eduarda Santos Faria

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.