O Salesiano Nossa Senhora da Vitória (Vitória - ES) realizou, nos dias 26 e 27 de setembro, mais uma edição de sucesso do Salê Onu, a tradicional simulação geopolítica da instituição. O evento, um dos maiores do Espírito Santo no formato "Mini Onu", reuniu 400 estudantes de diversas escolas públicas e privadas capixabas em um exercício de diplomacia, debate e busca por soluções para questões globais.
Durante os dois dias de imersão, os corredores e salas do colégio se transformaram no palco de debates, discussões e muito protagonismo juvenil, recriando o ambiente de conferências internacionais semelhantes às da Organização das Nações Unidas (ONU). Os estudantes, caracterizados com rigor diplomático e cultural de acordo com as delegações que representavam, assumiram o papel de embaixadores e diplomatas.
"É um trabalho que cresce a cada ano, não apenas pelo brilho, mas pela consistência e profundidade conceituais que sustentam. É por meio de experiências como estas que formamos vidas cristãs e cidadãos honestos, comprometidos com a construção de um mundo mais humano, justo e solidário", avaliou a diretora do Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Cristina Marcia Vargas de Andrade.
Participaram desta edição, estudantes das escolas:
- Salesiano Jardim Camburi
- Centro Educacional Sonho Meu (CESM)
- Colégio Castro Alves
- Colégio Lusíadas
- Colégio São José
- Escola Bastista Brasil
- Escola Estadual Almirante Barroso
- Escola Estadual Elza Lemos Andreatta
- Escola Estadual Irmã Maria Horta
- Ifes – Campus Cariacica
- Ifes – Campus Serra
- Ifes – Campus Vila Velha
- Ifes – Campus Vitória
- Ifes – Santa Teresa
- Marista Vila Velha
- SEB Vila Velha
A programação teve início na tarde de sexta-feira, 26, com a recepção e o credenciamento das delegações. O sábado, 27, foi dedicado a intensos debates e negociações nos comitês, que começaram às 8h e se estenderam ao longo do dia. Os jovens diplomatas se empenharam na busca por consenso e na elaboração de propostas para desafios geopolíticos históricos, contemporâneos ou futuristas.
O evento foi encerrado no início da noite de sábado, com uma cerimônia de honrarias e premiações que reconheceu o desempenho dos participantes e das delegações que mais se destacaram.
As simulações geopolíticas como o Salê Onu são reconhecidas como uma ferramenta pedagógica eficaz para engajar os estudantes em temas de relevância mundial. Além de aprofundar o conhecimento em áreas como geografia, história e relações internacionais, a atividade promove o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida pessoal e profissional, como oratória, argumentação, negociação, trabalho em equipe e pensamento crítico. A oportunidade de aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula enriqueceu significativamente a experiência de aprendizado dos participantes.
Fotos: Ciro Pylro Gouveia