Entre os dias 27 e 30 de outubro, o Centro Salesiano do Aprendiz (CESAM) de Goiânia realizou a Semana das Profissões, com o objetivo de orientar os jovens da instituição sobre temas relacionados à graduação e carreira. A iniciativa integra o conjunto de ações da Formação Permanente de Aprendizes, projeto do Programa de Socioaprendizagem que promove atividades de capacitação complementar à qualificação profissional. Com o compromisso de orientar os jovens aprendizes na construção de seus projetos de vida e de carreira, a Semana das Profissões é realizada anualmente antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O evento busca ampliar o conhecimento dos aprendizes sobre as vocações e possibilidades do mundo do trabalho, estimulando o autoconhecimento e o desenvolvimento integral. Segundo a supervisora de aprendizagem do CESAM Goiânia, Vanessa Rodrigues, o projeto reflete o carisma salesiano da instituição, formando cidadãos preparados para tomar decisões assertivas e alinhadas aos seus valores, sonhos e talentos. “É uma iniciativa importante no contexto socioeducativo porque promove o autoconhecimento e estimula o protagonismo juvenil, ajudando os aprendizes a refletirem sobre o futuro com responsabilidade, esperança e valores humanos e cristãos.”
Durante a Semana das Profissões, os jovens tiveram acesso a palestras, oficinas e momentos de diálogo sobre temas fundamentais, como formas de ingresso na universidade, bolsas de estudo, modalidades e níveis de cursos, perfil e formação dos profissionais. Além disso, os aprendizes puderam sanar suas dúvidas sobre o mercado de trabalho, setores que mais contratam, médias salariais e o índice de procura por diferentes carreiras. O CESAM Goiânia também promoveu espaços de orientação sobre graduações e careiras, despertando o interesse dos jovens e apresentando diversas possibilidades de atuação profissional. Nessa edição, a Semana das Profissões abordou 18 áreas:
· Enfermagem;
· Línguas estrangeiras;
· Letras;
· Engenharia;
· Libras;
· Arquitetura;
· Publicidade e propaganda;
· Marketing;
· Administração;
· História;
· Pedagogia;
· Psicologia;
· Segurança do trabalho;
· Bombeiro;
· Direito;
· Tecnologia da informação;
· Recursos humanos;
· Estética.
Muitos aprendizes expressaram entusiasmo pela oportunidade de conhecer mais sobre diferentes carreiras e refletir sobre seus talentos e vocações. Ao apresentar novas possibilidades do mundo profissional, a Semana das Profissões gera impactos positivos na continuidade dos estudos e da formação dos jovens que concluem o Ensino Médio. Para a aprendiz Monara Silva, o evento foi muito proveitoso para entender melhor sobre como funciona uma graduação e decidir os próximos passos para o futuro. “Tive a oportunidade de conhecer mais sobre o ensino superior, as diferentes opções de cursos e as possibilidades para quem deseja ingressar em uma faculdade.”
As experiências vividas na Semana das Profissões também despertaram reflexões e motivação nos jovens para continuarem seu desenvolvimento profissional. A aprendiz Maria Luisa Gonçalves acredita que as atividades ajudaram tanto os jovens que estão concluindo o Ensino Médio quanto aqueles que ainda não haviam parado para pensar sobre o assunto. “Eu estou passando por esse momento de entender como funciona o processo de ingresso na faculdade, e acredito que todos os ensinamentos foram de extrema importância.”
Já a aprendiz Noemi elogia a iniciativa e afirma que o evento proporcionou conhecimentos para a vida. “Eu amei o momento de conversa, os conselhos e os aprendizados, tanto na palestra sobre o vestibular quanto na oficina sobre as profissões. Gostei demais e queria que o tempo tivesse sido maior. Continuem com esse trabalho maravilhoso. Estão de parabéns como sempre!”
Entre os voluntários da Semana das Profissões, a advogada e professora universitária da Faculdade Anhanguera, Isabela Leal, destaca a importância da iniciativa. Ex-aprendiz do CESAM Goiânia, ela relembrou com emoção o impacto que o projeto teve em sua vida e ressalta que o projeto tem um papel fundamental na formação dos jovens. “Eu fui aprendiz aqui e participei desse evento. Na época, ainda estava em dúvida se eu realmente queria cursar Direito e quem me deu a palestra dessa área foi uma das educadoras da instituição, que já era advogada. Acredito que essa semana ajuda muito os jovens a terem um olhar sobre os estudos e as oportunidades que eles têm. Estar aqui, agora como voluntária, foi muito especial.”
O Programa de Socioaprendizagem do CESAM Goiânia se destaca ao atender as diretrizes da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/2000) sob a perspectiva do Sistema Preventivo de Dom Bosco, fundador da Congregação Salesiana. Além da inserção em vagas de emprego como aprendiz e da formação teórica alinhada às atividades profissionais, os jovens da instituição desenvolvem competências também para outros desafios da vida adulta. “A sociedade exige muito mais dos nossos jovens e nós buscamos promover uma formação integral. Aliando a dimensão profissional ao social, humano e espiritual, preparamos os aprendizes para construírem seus projetos de vida com autonomia, ética e responsabilidade”, afirma a supervisora de aprendizagem.


