Origem do dia do trabalho

“Oito horas diárias sem redução no salário” foi o slogan dos manifestantes que estavam nas ruas de Nova Iorque, Detroit, Chicago, Milwaukee e outras cidades dos Estados Unidos. Essas manifestações foram importantes para a greve geral que aconteceu no dia 1 de maio de 1886.

Em Chicago, a greve geral teve uma forte repressão policial, o que impulsionou ainda mais manifestações nos dias seguintes. No dia 04, na praça Haymarket, 2.500 reunidos em assembleia, sofreram com tiros e repressão da polícia local. 

Essa série de eventos, desencadeados a partir de 1º de maio, tornou-se um símbolo da luta pelos direitos trabalhistas. Inclusive, em 1890, a redução da jornada de trabalho foi efetivada para 8 horas nos Estados Unidos.

Origem do dia do trabalho no Brasil 

No Brasil, a valorização do dia 1º de maio teve início na década de 1890. Nesse período histórico, a indústria nacional vivenciava um processo acentuado de desenvolvimento. Entretanto, foi apenas em 1924 que a data foi reservada como “Dia do trabalhador”. 

O crescimento industrial fez com que fossem formados os primeiros movimentos de trabalhadores organizados, principalmente nas maiores cidades da época: São Paulo e Rio de Janeiro. Várias questões ideológicas figuravam nesses movimentos: o anarcossindicalismo — de origem italiana — e o comunismo são exemplos.

Em 1917, São Paulo foi protagonista de uma das maiores greves gerais já registradas no país. A força do movimento trabalhista foi crescendo cada vez mais. Em 1924, o presidente Arthur Bernardes resolveu acatar o movimento internacional e transformou o dia 1º de maio como feriado nacional para celebrar o trabalhador.

A valorização da data cresceu principalmente na época do Estado Novo varguista. Com uma política popular, Getúlio Vargas organizou em seu governo uma série de leis  — destaque para o Decreto-lei nº 5.452 — trabalhistas, aproveitando o dia primeiro para promover eventos de autopromoção do governo, com festas para os trabalhos.

Foi no governo varguista que foram estabelecidas as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), sendo fixados os direitos básicos como salário mínimo e duração da jornada de trabalho.

Vejam 5  indicações de filmes que podem ajudar nas reflexões sobre o mundo do trabalho. 

Tempos Modernos - Charlie Chaplin (1936)

Filme disponível no Youtube

FormiguinhaZ  (1998)

Trailler https://www.youtube.com/watch?v=nsuJ2A8nCfc

 À Procura da Felicidade (2006) 

Trailler  https://www.youtube.com/watch?v=2tYV9iYr-DM

Be Bee Movie - A História de uma Abelha (2007)

Trailler https://www.youtube.com/watch?v=tIYrYOhmOW0

 

Um Senhor Estagiário (2015)

Trailler  https://www.youtube.com/watch?v=jHG8TaEBhKI

Como Família Salesiana somos convidados por Dom Bosco  “Trabalhar com amor e orar com as mãos”

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.