A plataforma de leitura “Árvore de Livros” integra o grupo de parceiros, na proposta de formação dos Colégios Salesianos Santa Rosa e Região Oceânica-Piratininga. Mais um diferencial de qualidade, que conecta Educadores, Famílias e Estudantes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Resultado: nossos usuários leram três vezes mais que a média nacional.

Assista o vídeo produzido pela “Árvore de Livros” no Colégio Salesiano Santa Rosa:

Em dezembro do ano passado, Alunos Salesianos e a Bibliotecária Amélia Ferreira participaram de rodas de conversa simultâneas na sede da Árvore, localizada no Bairro Saúde, na cidade do Rio de Janeiro. A Plataforma elaborou o encontro com estudantes e educadores de Instituições parceiras para tirar dúvidas, dialogar sobre sugestões e, principalmente, buscar melhorias para evoluir na transformação da Educação.

Colégio Salesiano Santa Rosa e o Incentivo à Leitura


Esse resultado reforça o compromisso dos Colégios Salesianos de Niterói têm com uma educação que incentiva à leitura desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Nesse sentido, a biblioteca funciona como um espaço de vivências, trocas literárias e culturais, na missão de educar e aproximar pessoas. Trata-se de um ambiente VIVO, com amplo local para leituras e estudos, além de uma série de títulos para cada segmento e faixa etária.  

Nesse sentido, a Feira Literária integra o calendário anual do Colégio. É um superevento que mobiliza toda a Comunidade Educativa. A proposta é fazer com que os estudantes se apaixonem ainda mais pelo hábito da leitura, utilizando o espaço físico da Biblioteca e da Plataforma de leitura digital “Árvore de Livros”. Em 2022, o evento homenageou o Centenário da Semana de Arte Moderna.  

Feira Literária de 2022

A leitura como ferramenta de aprendizado no Novo Ensino Médio Salesiano

A partir dessa proposta pedagógica do Colégio Salesiano Santa Rosa em relação à leitura, foi integrada na matriz curricular do Novo Ensino Médio, o componente eletivo “Clube de Leitores”, que tem como objetivo ampliar o conhecimento do jovem e ajudá-lo a encontrar soluções de determinados problemas através da leitura, favorecendo a construção de um Projeto de Vida.

Os alunos da 1ª série do Ensino Médio, que optaram por essa eletiva, se reúnem na biblioteca da escola, duas vezes por semana. Nesses encontros, há rodas de conversas, leitura compartilhada, sessões de filmes, dinâmicas e jogos literários.

No primeiro semestre de 2022, os estudantes abordaram o "O Sobrinho Mago”, o 1º livro das Crônicas de Nárnia e, paralelo a isso, assistiram à adaptação cinematográfica do livro: “O Leão, a feiticeira e o guarda-roupa". Com intuito de incentivar à leitura de livros no gênero de “fantasia” e o universo imaginário que o estilo representa. Já no segundo, os leitores focaram seus estudos no Universo Fantástico de Tolkien.

Segundo a bibliotecária Amelia Ferreira, foi oferecido uma experiência literária imersiva através dos livros e adaptações para o cinema. Durante o processo, foi possível destacar competências gerais da BNCC, nas áreas do conhecimento da linguagem e suas tecnologias, especificamente em Língua Portuguesa, apresentando habilidades nos campos de atuação social e artístico-literário.

Culminância da eletiva "Clube de Leitores" com café literário

Parabéns, Alunos Salesianos!

Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.