A proposta pedagógica dos Colégios Salesianos da Inspetoria São João Bosco (ISJB) está direcionada para promover o protagonismo e o desenvolvimento integral do estudante, conforme os ideais de Dom Bosco.

Dessa forma, os segmentos Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio foram pensados e organizados para oferecer aos estudantes e suas famílias metodologias de aprendizagem contemporâneas, tendo como foco o desenvolvimento das capacidades intelectuais e sociais para uma sociedade em constante mudança.

Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental, com nove anos de duração, atende a estudantes dos 6 aos 14 anos. Ao longo desse período, as crianças e os adolescentes passam por diversas mudanças, sejam físicas, cognitivas, afetivas, sociais, emocionais, entre outras. Nessa perspectiva, conforme indicam as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos, os currículos devem considerar as rupturas que ocorrem entre as duas fases do Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais.

Nos Anos Iniciais ( 1º ao 5º ano),consolidamos as mudanças exigidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC),com a inserção de situações lúdicas de aprendizagem que, de forma sistematizada, asseguram a progressão do desenvolvimento integral da criança nas diferentes áreas do conhecimento. Como por exemplo, o investimento em atividades de artes visuais, teatro, música, corpo e movimento.

As Atividades de Artes Visuais, Teatro, Música, Corpo e Movimento envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre linguagens artísticas, as quais contribuem para a interação crítica dos alunos com a complexidade do mundo, permitindo que esses sejam protagonistas e criadores de seu processo de aprendizagem, levando em conta sua natureza vivencial, experiencial e subjetiva.

 

Nos Anos Finais, ( 6º ao 9º ano) faixa etária dos estudantes em que se dá a transição da infância à adolescência, ampliam-se os vínculos sociais, os laços afetivos, as possibilidades intelectuais e a capacidade de raciocínios mais abstratos. Por isso, existe a necessidade de que os estudantes se apropriem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às suas respectivas áreas. Assim, destacam-se os objetivos de:

●      retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – AnosIniciais, no contexto das diferentes áreas;

●      aprofundar e ampliar os repertórios dos estudantes;

●      fortalecer a autonomia dos estudantes;

●      desenvolver o pensamento crítico em relação aos diferentes conhecimentos e fontes de informação;

●       contribuir para o delineamento do projeto de vida dos estudantes.

Seguindo a legislação vigente, portanto, bem como os princípios da Educação Salesiana, o Ensino Fundamental tem o objetivo maior de possibilitar ao aluno uma formação integral, considerando-se os aspectos cognitivos, artísticos, socioemocionais, sociocomunicativos, bem como o desenvolvimento de atitudes e valores.

“De uma maneira geral, o Ensino Fundamental deve desenvolver todas as consolidações necessárias para que nossos alunos possam ingressar no ensino médio numa perspectiva de aprofundamento do conhecimento adquirido e que possa planejar seu processo de aprendizagem com foco no seu projeto de vida, que é nosso maior diferencial no ensino fundamental, pois inserimos um componente específico para essa tratativa iniciada no 6º ano do Ensino Fundamental, dentro da grade curricular, chamado de Salê Projeto de Vida. Acreditamos que esse trabalho desenvolvido com intencionalidade a partir desta fase fará com que o nosso aluno tenha consciência e discernimento para desenvolver melhores escolhas, fazendo com que os objetivos propostos em nosso Projeto Político Pastoral Pedagógica se concretizem." afirma Paulo Rogedo, Coordenador de Escolas da Inspetoria ISJB.

Os Colégios Salesianos da Inspetoria São João Bosco estão atentos aos contextos de aprendizagem para que os nossos alunos se tornem protagonistas de seu desenvolvimento, estreitando relações sociais e organizando suas emoções. E com isso, promovemos o crescimento tanto no âmbito cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e fraterna.

Conheça os Colégios Salesianos da ISJB que ofertam o segmento Ensino Fundamental: 

Em Araxá  ‍Colégio Dom Bosco Araxá 

‍Em Belo Horizonte Colégio Salesiano 

‍Em Campos do Goytacazes Instituto Dom Bosco Campos 

Em Goiânia Ateneu Salesiano Dom Bosco

Em Niterói ‍Colégio Salesiano Região Oceânica 

                Colégio Salesiano Santa Rosa 

‍Em Resende Instituto São José 

Em Vitória Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória  

           Colégio Salesiano Jardim Camburi 

Na cidade do Rio de Janeiro - Colégio Salesiano do Jacarezinho 

‍No Distrito Federal Escola Salesiana de Brasília 

‍                              Escola Salesiana São Domingos Sávio 


Agende uma visita, ainda dá tempo de matricular o seu filho / sua filha na maior Rede de Escolas Católicas do Brasil. Aproveite as últimas vagas para 2022 .


Receba nossa Newsletter

Não enviamos spam. Descadastre-se a qualquer momento.