No dia 13/11, o Colégio Salesiano Goiânia promoveu a primeira edição da Vernissage da Educação Infantil, que marca o encerramento do projeto de leitura Ciranda Literária de 2025. Aberto à comunidade, o evento apresentou releituras das obras do escritor Jonas Ribeiro, resultado das experiências artísticas desenvolvidas ao longo do projeto. Além da exposição de trabalhos, o evento celebra o processo criativo das crianças e dá visibilidade ao processo de aprendizagem que elas vivenciam diariamente.

De acordo com a supervisora pedagógica Cristina Albuquerque, a proposta da vernissage é ser um espaço de protagonismo, expressão e descobertas que une arte e literatura. Para ela, a iniciativa revela experiências, aprendizagens e narrativas características da infância, permitindo que as criações revelem o olhar sensível e único de cada criança. “A partir das histórias, despertamos o gosto pela leitura e abrimos caminhos para novas interpretações, imaginações e expressões artísticas. O evento oferece aos estudantes e às famílias um espaço de valorização, visibilidade e partilha das experiências do percurso educativo.”
A supervisora destaca que a iniciativa contribui diretamente para o desenvolvimento integral, fortalecendo a autoestima e a autonomia dos alunos. Para ela, atividades como a vernissage ajudam a formar crianças curiosas e confiantes, capazes de compreender que sua voz tem valor. “Esta primeira edição foi pensada para despertar a criatividade das crianças, incentivar o prazer pela leitura e aproximar ainda mais as famílias do cotidiano escolar. Ao valorizar as produções artísticas das crianças, fortalecemos vínculos, ampliamos a bagagem cultural e reconhecemos a infância como um tempo de descobertas, sentimentos e narrativas próprias.”
O projeto Ciranda Literária é realizado durante todo o ano letivo do Salesiano Goiânia, com o objetivo de promover o contato afetivo e contínuo das crianças com os livros. “No início de cada ano, cada estudante traz três livros literários, que passam a compor um acervo compartilhado da turma e são socializados ao longo do ano. Toda sexta-feira, uma das crianças leva para casa um dos livros para leitura em família. Na segunda-feira seguinte, realizamos uma roda de conversa, na qual a criança compartilha com os colegas sua experiência de leitura, impressões e descobertas”, explica Cristina.
“A Ciranda Literária amplia o repertório cultural das crianças, fortalece a leitura em família e “cria um ambiente em que os livros circulam, contam histórias, criam memórias e inspiram novas formas de expressão. Quando oferecemos situações de experimentação, criação e autonomia, permitimos que as crianças construam sentido para aquilo que vivem. Isso as torna mais curiosas, mais críticas e mais abertas a aprender”, afirma a supervisora.
Em todas as turmas são trabalhadas obras que permitem abordar valores, imaginação e formação de leitores de modo adequado a cada fase do desenvolvimento. Para a Vernissage da Educação Infantil, a escolha pelas obras de Jonas Ribeiro também foi intencional. A supervisora afirma que a escrita do autor favorece reflexões adequadas à infância e permite que cada aluno crie interpretações únicas. “Suas histórias são sensíveis, poéticas e profundamente conectadas ao universo da infância. Por isso, decidimos transformar suas obras em inspiração artística, permitindo que as narrativas saíssem das páginas e ganhassem forma, cor e expressão por meio da criatividade.”
As obras escolhidas para a primeira edição da Vernissage da Educação Infantil foram “O carrinho movido a carinho”, “Mil e uma árvores” e “Beto e as pipoquinhas leitoras”. De acordo com Cristina, cada livro despertou conversas, sentimentos e descobertas que se traduziram em pinturas, colagens e produções artísticas repletas de sensibilidade. “A literatura de Jonas Ribeiro percorreu todo o caminho criativo, inspirando e encantando nossos pequenos artistas. Esse tipo de abordagem na Educação Infantil é essencial para uma aprendizagem significativa, saudável, transformadora e que coloca a criança como protagonista de suas descobertas.”
A programação do evento foi concluída com uma roda de musicalidade que reuniu as famílias, em um momento de integração, afeto e expressão coletiva. “A vernissage foi muito interessante, porque percebemos que o desenvolvimento da criança não se limita à escola. Quando minha filha chega em casa, consegue reconhecer artistas estudados nas atividades de pintura e expressar sentimentos e descobertas por meio da arte. Para mim, atividades como essa ajudam a formar um ser humano crítico, paciente e criativo, além de fortalecer vínculos e estimular a autonomia”, afirma Sara Valadão, a mãe da estudante Liz Valadão (agrupamento de 3 anos).
A supervisora ressalta que o evento simboliza não apenas o encerramento da Ciranda Literária de 2025, mas a abertura de novas possibilidades criativas para as crianças. Para ela, a primeira edição do evento reafirma o compromisso do Salesiano Goiânia com uma educação sensível, inovadora e alinhada ao desenvolvimento integral da infância. “Quando permitimos que a expressão artística ocupe seu lugar na rotina escolar, mostramos às crianças que suas ideias importam e que elas podem transformar o que imaginam em algo concreto e significativo. Assim, celebramos não só as produções, mas o potencial que cada criança carrega ao aprender e compartilhar suas próprias descobertas.”

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